16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Lesões Cutâneas Varicela-like Como Primeira Manifestação Clínica na COVID-19: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A COVID-19 é uma doença inicialmente descrita como respiratória, porém com o aumento exponencial do número de casos novas manifestações foram sendo reconhecidas, entre elas lesões cutâneas.

Objetivos

Demonstrar um caso de paciente com COVID-19 com manifestação cutânea varicela-like.

Delineamento e Métodos

Masculino, 43 anos, médico, hígido, com histórico de varicela e rubéola na infância e vacinado com 2 doses de Coronavac®.
Paciente iniciou quadro de lesão cutânea, inicialmente em rash pruriginoso em abdome, que rapidamente progrediu para vesículas e pápulas em tronco em membros, sem acometimento de face e mucosas. Na investigação, viu-se IgM negativo e IgG positivo para Varicela. Posteriormente apresentou anosmia e agnosia gustativa, sendo diagnosticado COVID-19 através de PCR com amostra de nasofaringe.

Resultados

Evoluiu com resolução completa do quadro após 15 dias do início dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da principal manifestação da COVID-19 ser respiratória, o presente relato torna-se útil ao alertar a comunidade médica para outros tipos de acometimento, como o cutâneo, e que este, inclusive, pode ser o primeiro sinal da infecção pelo SARS-CoV-2.

Palavras Chave

COVID-19
Manifestações Cutâneas
Varicela-Like
SARS-CoV-2

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital PUC-Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

LEONARDO NICIOLI BERTUCCI, LETÍCIA ESCOBAR VICENTINI, ADRIANO CÉSAR BERTUCCIO, ELISA DONALISIO TEIXEIRA MENDES, THIAGO LUÍS RONCONI