16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

FASCIÍTE NECROTIZANTE EM PACIENTE DIABÉTICO

Fundamentação/Introdução

A fasciíte necrotizante consiste em uma doença bacteriana infrequente dos tecidos moles de evolução rápida, caracterizada por um acometimento da fáscia superficial, trombose venosa de pequenos vasos e supuração, sendo que a pele e o músculo subjacente são inicialmente preservados. O presente relato enfatizou a importância do diagnóstico precoce da fasciíte necrotizante e a importância dos fatores predisponentes como o diabetes mellitus.

Objetivos

Descrever o caso de fasciíte necrotizante acometendo um paciente com diabetes mellitus e a importância de um diagnóstico precoce.

Delineamento e Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Paciente A.M.C.M, 47 anos, masculino, branco, autônomo, diabético, hipertenso, residente Campos dos Goytacazes foi admitido no HEAA com ferida em perna esquerda, aparentemente com aspecto infectado, com bordas bem definidas e delimitadas, com drenagem de secreção purulenta em borda superior, hiperemia e calor local na perna esquerda. A hipótese diagnóstica inicial foi celulite de membro inferior esquerdo, sendo introduzido Ciprofloxacina e Oxacilina. Foi solicitado um eco color Doppler do sistema venoso e ultrassonografia do membro inferior esquerdo que revelou a presença de abscesso muscular na panturrilha esquerda que se estendia até região inferior da coxa e afastou a presença de trombose venosa profunda associada. Foi aventada a hipótese diagnóstica de fasciíte necrotizante, confirmada pelos exames complementares e pelo swab da ferida, sendo programada a drenagem cirúrgica ampla na perna esquerda em conjunto com terapia hiperbárica (oxigenoterapia).

Conclusões/Considerações Finais

A Fasciíte necrotizante é uma grave condição clínica que pode ocasionar destruição rápida e irreversível dos tecidos, podendo resultar em amputação de membros e óbito. O diagnóstico deve ser precoce necessitando de elevada suspeição clínica a fim de minimizar potencial evolução desfavorável.

Palavras Chave

fasciíte necrotizante, diabetes mellitus, oxigenioterapia hiperbárica.

Área

Clínica Médica

Autores

GUSTAVO DE CASTRO ASSED BASTOS MANHAES, SAMARA DA SILVA SARAIVA