16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ISOLAMENTO MAGNETICO E DIFERENCIAÇAO IN VITRO DE CELULAS-TRONCO DERIVADAS DO TECIDO ADIPOSO

Fundamentação/Introdução

As células-tronco mostraram-se promissoras no que diz respeito ao processo de cicatrização em queimaduras de espessura total. No entanto, métodos de isolamento e tecido de origem obtenção dessas células ainda estão sob investigação. As células-tronco derivadas do tecido adiposo (ADSC) expressam CD49d, o que não ocorre com as demais células tronco mesenquimais, enquanto estas expressam CD106. O presente estudo teve como objetivo investigar a viabilidade do isolamento de ADSCs, por meio da separação magnética utilizando microbeads marcadas com receptor de superfície CD49d.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do isolamento de células-tronco com derivadas do tecido adiposo (ADSC) por meio da separação magnética com microbeads marcadas com anticorpo anti proteína de superfície CD49d em relação a homogeneidade das populações celulares selecionadas.

Delineamento e Métodos

Células primárias derivadas de tecido adiposo foram isoladas por meio de imunomarcação do antigeno de superfície CD49d ligado a microbeads magnéticas (MACS). O crescimento celular e a formação de colônias foram determinados pela contagem e microscopia de luz, respectivamente. As células também foram submetidas a diferenciação celular e analisadas por RT-PCR para determinar seu potencial condrogênico, adipogênico, osteogênico e perfil de expressão para os marcadores de células-tronco.

Resultados

Observou-se uma proliferação celular aumentada e formação de colônias em células CD49d positivas em comparação com as células CD49d negativas na primeira passagem. Após a indução de diferenciação, expressão do colágeno, depósitos de cálcio e gotículas lipídicas foram detectados. A expressão de mRNA para identificação das células-tronco confirmou que o isolamento de CD49d + por MACS é viável.

Conclusões/Considerações finais

Assim, o CD49d pode ser usado como um marcador relativamente específico para a seleção de ADSCs. Estudos adicionais são necessários para definir este método de seleção como o mais adequado para o isolamento e expansão in vitro dessas células.

Palavras Chave

CD49d. ADSC. Imunomarcação magnética.

Área

Clínica Médica

Autores

LEYDIANA MARCIANO SILVA, MAISA RIBEIRO , JOSÉ PIRES DA SILVA NETO