16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

MIOCARDITE: UM DIAGNÓSTICO DE EXCLUSÃO

Fundamentação/Introdução

Miocardite é uma inflamação do miocárdio que têm diversas apresentações clínicas. Em um paciente com dor torácica, a miocardite entra em diagnostico diferencial com síndrome coronariana aguda, sendo que ambos elevam os marcadores de necrose miocárdica. Com o objetivo de definição diagnóstica, exames como ecocardiograma e a angioplastia primária podem ser solicitados.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com miocardite com um quadro semelhante ao de infarto agudo do miocárdio.

Delineamento e Métodos

O trabalho consiste em um relato de caso, no qual as informações contidas foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e artigos científicos pesquisados nas bases de dados PubMed, NIH e Google Scholar disponíveis em textos completos a partir do ano de 2006.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 21 anos, estudante, com quadro de precordialgia típica em aperto, artralgia, parestesia de membros superiores e cefaleia holocraniana. No ECG, evidenciou discreto supra de segmento de ST difusamente, possivelmente associado à repolarização ventricular precoce. Exame de enzimas cardíacas com troponina positiva. Sem fator de risco e outras comorbidades associadas. Nega uso de drogas lícitas e ilícitas. A miocardite é definida como uma doença inflamatória do músculo cardíaco e pode levar a insuficiência cardíaca e miocardiopatia dilatada, sendo os vírus a principal etiologia. Anormalidade na movimentação da parede em alguma região localizada do coração deve ser avaliada no ecocardiograma, a fim de realizar o diagnóstico diferencial entre as síndrome coronariana aguda e miocardite. Os biomarcadores cardíacos se elevam na mesma extensão tanto na miocardite quanto no infarto do miocárdio. Angiotomografia de artérias coronárias e angioplastia primária mostram patência nas artérias coronárias no caso de miocardite, sendo assim utilizado para diferenciar entre as entidades de síndrome coronária aguda e inflamação do miocárdio.

Conclusões/Considerações Finais

Diante de um paciente com dor torácica típica, diversos diagnósticos diferenciais devem ser investigados, dentre eles um dos mais graves e mais comuns a síndrome coronariana aguda. Porém, o caso em questão revela foi observado um supradesnivelamento do segmento ST difuso no ECG e, além disso, altamente variável no decorrer dos dias de internação, chamando atenção para um possível quadro de perimiocardite.

Palavras Chave

miocardite; infarto do miocárdio; diagnóstico diferencial.

Área

Clínica Médica

Autores

VITORIA FREITAS SILVA, LUISA DELEGAVE PENEDO, PATRICK ELI EDELMAN HAZIOT, LETICIA FIUZA LOPES, DANIELE MIRANDA ROCHA