16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

HIPOCALCEMIA GRAVE SECUNDÁRIA AO USO DE BISFOSFOANATO, RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A hipocalcemia é caracterizada pelos níveis de cálcio no sangue abaixo da normalidade. Uma pequena redução do seu nível sérico pode não manifestar sintomas, do contrario, quando se tem uma queda de cálcio mais proeminente, a clínica é exuberante com: tetania, convulsões e que se não tratados pode levar a óbito.

Objetivos

O objetivo desse estudo foi de relatar o caso de uma paciente que sofreu um quadro de hipocalcemia grave após a administração intravenosa de um fármaco antirreabsortivo para tratamento de osteoporose.

Delineamento e Métodos

Paciente do sexo feminino, 68 anos de idade, do lar, portadora de doença de Crohn que desencadeou um quadro de hipocalcemia grave devido ao uso de um bisfosfoanato parenteral

Resultados

O diagnóstico é realizado pela dosagem da amostra de cálcio sérico, o tratamento da hipocalcemia depende de sua etiologia e da severidade, lembrando que a reposição de cálcio leva à melhora apenas transitória e precisa ser repetida. Em casos de hipocalcemia sintomática, o tratamento deve ser mais agressivo. Os sintomas geralmente aparecem quando o cálcio ionizado é menor que 2.81 mg/dl ou o cálcio total é menor que 7.01 mg/dl, para o tratamento inicial da hipocalcemia, faz-se então, a dosagem de cálcio sérico e albumina, pelo menos duas vezes e descarta-se origem hormonal, o caso pela hipoprodução do paratormônio, assim inicia-se o carbonato de cálcio (1,5 a 3g/dia de cálcio elementar, em doses divididas) + calcitriol (0,25 a 1ug/dia via oral) ou vitamina D2/D3 (25.000 a 100.000 UI/dia via oral).

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão da terapêutica de uma situação complexa que é a hipocalcemia grave, e evidenciam que, o tratamento emergencial na sintomatologia inicial da doença, com a reposição de cálcio e magnésio endovenoso mais o calcitirol ou vitamina D2 ou D3, é bem eficaz e salva a vida.

Palavras Chave

Hipocalcemia, Crohn, Bisfosfoanato.

Área

Clínica Médica

Autores

AMARO ALVES FERNANDES, BIANCA Magnelli Mangiavacchi, ANDRESSA Canzian Lopes Lubanco