16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: ENDOCARDITE INFECCIOSA COM MANIFESTAÇÕES ATÍPICAS

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO:Endocardite é a inflamação do endocárdio e das valvas cardíacas. Mais comum em homens, tem elevada morbimortalidade e incidência anual de 3 a 9 casos a cada 100 mil pessoas em países industrializados.A maioria dos casos deve-se a agentes infecciosos (endocardite infecciosa-EI).

Objetivos

OBJETIVO:Demonstrar importância de diagnóstico precoce de EI, mesmo em manifestações iniciais atípicas para que sejam evitadas complicações e óbito.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS:Estudo observacional com informações obtidas através de revisão de prontuário e revisão de literatura.

Resultados

RELATO: Paciente do sexo feminino, 55 anos, com queixa de lombalgia há 20 dias, evoluindo com poliartralgia incapacitante em joelhos, tornozelos e cervical. Há 4 dias da admissão, iniciou com cianose distal em dedos de mão direita. Durante internação, evoluiu com febre, sopro sistólico em foco aórtico 2+/6+, manchas de Janeway e cianose fixa nos dedos da mão direita com posterior necrose distal.Aventada hipótese diagnóstica de EI e coletadas hemoculturas que resultaram negativas. Realizado ecocardiograma transesofágico(ECOTE), constatando vegetação de 9,2 mm aderida à válvula aórtica.
DISCUSSÃO: EI pode se apresentar com manifestações clássicas descritas nos critérios de Duke modificados.Porém a paciente evoluiu com quadro atípico e subagudo com surgimento gradual de critérios maiores: vegetação em válvula aórtica e surgimento de sopro cardíaco (48% dos casos) e critérios menores: fenômenos vasculares (embolia arterial em mão direita), manchas de Janeway em mãos(5% dos casos), febre e fenômeno imunológico, a poliartralgia. Paciente não apresentava fatores predisponentes e hemoculturas evidenciaram-se negativas.A infecção de válvula nativa é incomum e as hemoculturas podem ser negativas em 10% desses casos.Os principais microorganismos com hemocultura negativa são: Bartonella sp, Coxiella burnetii, Tropheryma whippleie, Legionella, fungos, grupo HACEK(2% dos casos).O tratamento empírico baseia-se em oxacilina, ampicilina e gentamicina.Iniciou-se ceftriaxone antes do diagnóstico e, devido melhora importante do quadro clínico, optado apenas por associar oxacilina após confirmação.Após quatro semanas, ECOTE constatou desaparecimento da vegetação e paciente evoluiu assintomática.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO:É essencial o diagnóstico não ser postergado, mesmo com manifestações atípicas, a fim de que o tratamento seja feito o mais breve possível possíveis complicações como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, embolizações e sepse.

Palavras Chave

endocardite infecciosa; hemocultura negativa; poliartralgia; valva aórtica.

Área

Clínica Médica

Instituições

COMPLEXO HOSPITALAR PREFEITO EDIVALDO ORSI - REDE MÁRIO GATTI - São Paulo - Brasil

Autores

MARJORIE PONTES BARIONI, BRUNA CERASO DE CARVALHO, RANDOLFO CARLOS FERRAZ ABBADE, MARCELO GUSTAVO LOPES