16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Metástase pulmonar secundária a câncer papílifero de tireoide: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O câncer de tireoide é raro e corresponde a cerca de 1% de todos os tipos, sendo o Carcinoma Papilar de Tireoide (CPT) o subtipo mais comum. Apesar da baixa agressividade, a ocorrência de metástases é infrequente e de prognóstico desfavorável.

Objetivos

Relatar a rara metástase a distância do CPT e as particularidades presentes nos desdobramentos do caso.

Delineamento e Métodos

D.S, masculino, 71 anos, diagnosticado com Carcinoma Papilífero de Tireoide (CPT), foi encaminhado ao endocrinologista. Na Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI), o tumor se apresentou encapsulado, com tamanho de 40x22x21mm com infiltração e localização perineural, com presença de metástase em ambos os pulmões. Então, foi realizada uma cirurgia, sem sucesso, na cervical e pulmões com consecutivo início de tratamento com Levotiroxina 125mcg e Iodo 200mcg. Os exames posteriores apresentaram Hormônio Estimulante de Tireoide (TSH) de 93mUl/mL, T4 livre de 0,07ng/dL e Tireoglobulina de 2430U/mL. Uma nova PCI, após um ano da cirurgia, evidenciou massa em hemitórax direito, com ausência de captação de iodo na região e cintilografia óssea sem metástase. Em exames, encontrou-se T4 livre de 0,34ng/dL, Hemoglobina Glicada (HbA1c) de 5,0% e TSH de 82mUl/mL. Tratado com Sacarato de Hidróxido Férrico 100mg e não tolerou elevação de dose da Levotiroxina para 150mcg. Ao retorno, apresentou aumento expressivo da HbA1c para 6,3%, glicose 107mg/dL, TSH de 0,017mUl/mL, T4 livre de 1,3ng/dL e Tireoglobulina de 340U/mL. No seguimento do tratamento, diagnosticou-se pré-diabetes, com HbA1c de 6,5%. Foi realizado, também, o PET SCAN, com visualização de lesão heterogênea de 9x11x13mm no mediastino, linfonodo para-hilar e nódulo centro-lobular de 19x15mm, estável em relação ao anterior. Após 4 meses, o laboratório expôs Antitireoglobulina de 17ng/mL, Tireoglobulina de 389U/mL, TSH de 0,015mUl/mL, T4 livre de 1,9ng/dL e diminuição da HbA1c para 5,8%. A conduta foi alteração da Levotiroxina para 112mcg. Permanece em tratamento até o momento.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

O CPT, apesar de corresponder a cerca de 80% dos casos de câncer de tireoide, apenas 5% destes apresentam metástases à distância, especialmente para os pulmões, sendo que a chance é ainda menor quando encapsulado. Entretanto, salienta-se a importância do conhecimento a respeito de medidas efetivas contra a problemática, entre elas, a terapia com radioiodo e os demais fármacos apresentados no relato.

Palavras Chave

Câncer Papilífero de Tireóide
Metástase pulmonar
Endocrinologia

Área

Clínica Médica

Autores

ANDRESSA MENSLIN DO NASCIMENTO, AMANDA LOCKS, CLASSE SASSE SCHERER, MARIA CAROLINA SELBACH, REJANE BAGGENSTOSS