Dados do Trabalho
Título
CASO DE ENCEFALOPATIA HIPERTENSIVA COM FOCO DE HEMORRAGIA E MICROANGIOPATIA EM PACIENTE JOVEM PREVIAMENTE HIPERTENSA
Fundamentação/Introdução
Pacientes que chegam ao departamento de emergência com pressão arterial sistólica ≥ a 180 mmHg e pressão diastólica ≥ a 120 mmHg podem apresentar lesões de órgãos alvos, como é o caso cérebro, condição denominada emergência hipertensiva.
Na encefalopatia hipertensiva ocorre uma disfunção neurológica aguda associada a um aumento súbito e grave da pressão arterial, e como consequência o paciente apresenta edema e micro hemorragias cerebrais. A ocorrência da encefalopatia hipertensiva está intimamente relacionada à hipertensão arterial sistêmica mal controlada e seu diagnóstico é feito com base na presença de sintomas neurológicos em um paciente que está gravemente hipertenso, juntamente com o apoio de um exame de imagem. Se não for prontamente tratada da maneira adequada, a encefalopatia pode progredir para hemorragia cerebral, coma e óbito.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente jovem com lesões cerebrais crônicas devido hipertensão arterial sistêmica mal controlada e presença de hemorragia pontina associada a quadro agudo de encefalopatia hipertensiva.
Delineamento e Métodos
Paciente feminina, 29 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica dá entrada em serviço emergência com quadro de cefaleia hemicraniana à esquerda de forte intensidade, em pontada, acompanhada de parestesia em hemiface direita associado a pressão arterial de 170 x 100 mmHg.
Resultados
O resultado de tomografia de crânio na admissão sugeria focos puntiformes de hemorragias localizados em pedúnculo cerebelar superior à direita e em encéfalo à direita, sendo sugerida a complementaridade do exame com ressonância nuclear magnética (RNM). O resultado da RNM de crânio realizada durante internação demonstrava foco de pequena hemorragia em região de ponte, além de focos de gliose por microangiopatia na substância branca periventricular.
Conclusões/Considerações Finais
A realização inicial de uma tomografia computadorizada frente a um caso de encefalopatia hipertensiva pode ser normal, sendo necessário para continuar a investigação a solicitação de uma RNM que pode apresentar achados típicos na encefalopatia hipertensiva, como hemorragias cerebrais e lesões da substância branca. Além da lesão vascular aguda presente em uma emergência hipertensiva encefalopática, esses pacientes também vão apresentar consequências da alteração microvascular que a HAS de longa data acarreta, como é o caso de áreas de gliose por microangiopatia que podem ser visualizadas em exames de imagem.
Palavras Chave
Encefalopatia Hipertensiva, Hemorragia, Hipertensão Arterial Sistêmica, Jovem
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus - São Paulo - Brasil
Autores
CAROLINE CORDEIRO BARRO BRAGA, GUSTAVO PIGNATARI ROSAS MAMPRIN, KAREN ANTONIA GIROTTO TAKAZAKI