16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE PATENCIA DA VEIA CAVA NO POS-COVID 19 EM UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO (UTI)

Fundamentação/Introdução

A Covid-19 e suas manifestações clínicas abriram um novo capítulo no manejo de pacientes críticos. Uma parcela da população acometida por esta enfermidade, apresenta comorbidades prévias como hipertensão arterial sistêmica e cardiomiopatias que restringem expansões volêmicas e tratamentos direcionados como perspectiva de melhora. A depleção volêmica impacta em situações emergenciais e de instabilidade, com desfecho desfavorável.

Objetivos

Determinar o nível de expansão vascular adequado a ser preconizado em pacientes com Covid-19 e suas consequentes comorbidades.

Delineamento e Métodos

O estudo foi realizado por uma análise qualitativa de 15 pacientes, através da ecografia abdominal e identificação da veia cava inferior e o seu índice de variação pelo Doppler espectral – cálculo realizado entre a variação de expansão entre a inspiração e expiração, estimando assim o volume a ser adotado nos pacientes avaliados. Dessa forma, estabelece-se um parâmetro de reposição vascular para cada indivíduo em regime de internação e o perfil hemodinâmico da amostra avaliada. Destaca-se um perfil epidemiológico composto na amostra de: 61% do sexo masculino; 39% do sexo feminino; 31% com até 40 anos; 48% de 41 a 59 anos; e 23% a partir de 60 anos.

Resultados

Predomínio de ausência da variação entre o movimento inspiratório e expiratório evidenciando a necessidade de restrição de volume durante a internação hospitalar na UTI.

Conclusões/Considerações finais

Os resultados demonstram que o ajuste da resposta volêmica bem estabelecida durante a internação, proporciona desfecho mais favoráveis na evolução clínica dos pacientes e consequente redução da mortalidade.

Palavras Chave

Covid-19; patência da veia cava; expansão volêmica;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Pio XII - São Paulo - Brasil

Autores

LUISA PALOMANES MANOEL, JONATHAN ROZEMBERG, ANTONIO SÉRGIO MATHIAS, FERNANDA KLEIN GOMES, LEONARDO MARCONDES RODRIGUES