16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Associação incomum de miocárdio não compactado com cardiomiopatia chagásica

Fundamentação/Introdução

Miocárdio não-compactado (MNC) é uma cardiomiopatia rara, caracterizada por aumento de trabeculações, decorrentes da parada de compactação miocárdica entre a 6ª e 12ª semanas de vida intrauterina. As manifestações clínicas variam desde o paciente assintomático até complicações como insuficiência cardíaca (IC), arritmias, eventos tromboembólicos ou até mesmo morte súbita. O rastreio diagnóstico é feito via ecocardiograma (ECO), sendo os critérios mais utilizados hoje os de Jenni e cols, com relação miocárdio-não-compactado/compactado (MNC/C) >2,0. Esse relato de caso descreve a associação entre doença de Chagas e MNC.

Objetivos

Relatar um caso clínico no qual o paciente é internado em um hospital da zona leste de São Paulo com sinais e sintomas inespecíficos, realizando o diagnóstico de MNC, já com complicações importantes.

Delineamento e Métodos

Relato de caso descrito no item resultado

Resultados

Relato do caso
Paciente masculino, 58 anos, hipertenso, tabagista e portador de cardiomiopatia chagásica crônica, internado por quadro de piora de dispneia, iniciada há um mês da internação, ortopnéia, dor precordial inespecífica e tosse seca. Relatava quadro sincopal esporádico há 05 anos, sem definição etiológica até então. Afastado quadro de covid-19, recebeu diagnóstico de pneumonia e IC perfil B, além de investigação de síndrome coronariana aguda (SCA). Durante investigação do caso, já afastada SCA, foi introduzida antibioticoterapia e realizado ECO transtorácico, evidenciando disfunção sistólica importante do ventrículo esquerdo (VE), com fração de ejeção de 16%, e disfunção sistólica de ventrículo direito de grau moderado, insuficiência mitral importante e aumento de trabeculações em VE, com relação MNC/C de 3, além de presença de trombo em VE, sugerindo diagnóstico de MNC. Apesar das medidas para IC, evoluiu com choque cardiogênico, necessitando de altíssimas doses de DVA, evoluindo para óbito com 45 dias de internação, enquanto aguardava transplante cardíaco.

Conclusões/Considerações Finais

No relato de caso observamos a associação de duas cardiopatias, em paciente com IC avançada, com evolução para óbito. Sempre a etiologia da disfunção ventricular deve ser exaustivamente pesquisada, mesmo o paciente apresentando outra cardiopatia de base. A disfunção moderada do VD pode estar relacionado mais a doença de Chagas, enquanto a presença de fenômenos tromboembólicos ocorre nas duas etiologias. Dessa forma, o ECO é um método de primeira linha para o diagnóstico e isso tem impacto no tratamento, em especial o uso da anticoagulação.

Palavras Chave

Palavras-chave: Miocárdio não-compactado. Cardiomiopatia. Insuficiência cardíaca. Ecocardiograma. Transplante cardíaco.

Área

Clínica Médica

Autores

FABIANA ALMEIDA ANTONIO BIENES, RAFAELA BARDINI DE OLIVEIRA, RAÍSSA GOUVEIA RAMOS, THAYNARA MORAIS GARCIA DA SILVA