16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

INFLUENCIA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATORIO NA MORTALIDADE DE IDOSOS: ANALISE QUANTO A SEXO, IDADE E COR.

Fundamentação/Introdução

Doenças do aparelho circulatório são importantes causas de óbitos em idosos por sua alta incidência nessa população. Assim, compreender a forma como esses óbitos se distribuem dentro de um grupo se faz interessante no direcionamento de ações e condutas na tentativa de diminuir a incidência desses óbitos.

Objetivos

Este trabalho objetiva caracterizar a mortalidade por doenças do aparelho circulatório na população geriátrica no período entre 2015 e 2019 buscando relações entre óbitos causados pelas principais doenças desse sistema com sexo, idade e cor/raça.

Delineamento e Métodos

Constitui-se de um estudo epidemiológico retrospectivo descritivo, no qual foram coletados dados do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes ao período compreendido entre 2015 e 2019 acerca dos óbitos por doenças do aparelho circulatório, sendo utilizado as variáveis Grupo CID-BR-10: 066-072 doenças do aparelho circulatório, sexo e cor/raça dentro das faixas etárias 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos e mais. Foi selecionado esse período temporal por possuir os dados mais recentes acerca da temática na base de dados selecionada.

Resultados

No período de 2015 a 2019, foram registrados 1431983 óbitos por doenças do aparelho circulatório no Brasil. As três doenças com maior número de notificações foram: doenças isquêmicas do coração (30,9%), doenças cerebrovasculares (29%) e doenças hipertensivas (15,2%). Estas apresentaram um padrão de aumento da mortalidade com o progredir da idade. A mortalidade das doenças isquêmicas cardíacas foi maior em homens (55,2%), enquanto nas doenças cerebrovasculares e hipertensivas foram maiores em mulheres com, respectivamente 50,4% e 55%. Em relação à variável cor, todos óbitos foram mais prevalentes em brancos, sendo de 58,9% nas doenças isquêmicas, 53,6% nas doenças cerebrovasculares e 51,2% nas doenças hipertensivas.

Conclusões/Considerações finais

As doenças do aparelho circulatório são importantes causas de óbitos na população geriátrica. As três principais doenças circulatórias correspondem a mais de 70% dos óbitos relacionados a esse sistema. Devido a isso, é fundamental conhecer os potenciais públicos que podem ser afetados por essas patologias para corrigir fatores de risco modificáveis na tentativa de diminuir a mortalidade.

Palavras Chave

Idosos, Doenças Circulatórias, Doenças Isquêmicas, Doenças Cerebrovasculares, Doenças Hipertensivas, Mortalidade

Área

Clínica Médica

Autores

THALES MESSIAS GARCIA DE SOUZA, JOANA TRENGROUSE LAIGNIER DE SOUZA