16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA MORTALIDADE POR QUEDAS EM IDOSOS.

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/introdução: Queda corresponde ao deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial sem a devida correção em tempo hábil. A elevada prevalência em idosos e as diversas repercussões que esse evento pode gerar torna importante reconhecer quais padrões estariam mais suscetíveis a quedas, ainda mais considerando que uma dessas repercussões é o óbito.

Objetivos

Objetivo: Este trabalho objetiva caracterizar a mortalidade por quedas na população geriátrica no período entre 2015 e 2019 buscando relações entre quedas, sexo, idade, escolaridade e estado civil.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Constitui-se de um estudo epidemiológico retrospectivo descritivo, no qual foram coletados dados do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes ao período compreendido entre 2015 e 2019 acerca dos óbitos por causas externas, sendo utilizado as variáveis Grupo CID10 Quedas, sexo, escolaridade e estado civil dentro das faixas etárias 60 a 69 anos, 70 a 79 anos e 80 anos e mais. Foi selecionado esse período temporal por possuir os dados mais recentes acerca da temática na base de dados selecionada.

Resultados

Resultado: No período de 2015 a 2019, foram registrados 160875 óbitos por causas externas no Brasil, onde quedas foi o principal fator que causou as mortes (35,8%). A proporção dos óbitos foi maior nas idades mais avançadas: 16,1% entre 60 e 69 anos, 24,8% entre 70 e 79 anos e 59,1% a partir dos 80 anos. Predominou-se óbitos no sexo feminino com aproximadamente 52,6%. Quando buscou relacionar a presença de um companheiro, a associação entre solteiros, viúvos e separados judicialmente apresentou mais óbitos (60,2%). Ainda, o número de óbitos foi menor nos maiores índices de escolaridade.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A mortalidade relacionada a quedas aumenta com a idade, mais que dobrando os casos nas idades acima de 80 anos quando comparado à faixa dos 70 aos 79 anos. Ainda, a prevalência dos óbitos relacionados a quedas demonstra ser maior na população feminina e de menor escolaridade. Além disso, o estado civil influencia os índices, sendo esses menores quando há companheiros.

Palavras Chave

Quedas, Idosos, Mortalidade, Epidemiologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal Da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira. - Bahia - Brasil

Autores

THALES MESSIAS GARCIA DE SOUZA, JOANA TRENGROUSE LAIGNIER DE SOUZA