Dados do Trabalho
Título
CARCINOMA BASOCELULAR NEGLIGENCIADO: UM RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
O Carcinoma Basocelular (CBC) é o tumor maligno de pele mais comum, sendo sua incidência diretamente proporcional à idade e à quantidade de exposição solar que o indivíduo sofreu. É um tumor indolente, que raramente desenvolve metástases, porém, quando negligenciado, pode acarretar o desenvolvimento de lesões mais graves e recorrentes. Negligência em neoplasias cutâneas decorre do desconhecimento que o paciente tem sobre o câncer de pele, pobreza, baixo nível escolar, falhas no seguimento clínico, e erros no
diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.
Objetivos
Relatar um caso de um homem com múltiplos CBCs negligenciados.
Delineamento e Métodos
Paciente do sexo masculino, 72 anos, de fototipo II, compareceu ao ambulatório de dermatologia em hospital de referência no Rio Grande do Norte.
Resultados
Possuía histórico de fotodano extenso, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e tabagismo. Em 2016, realizou biópsia em lesão na perna que constatou fibroepitelioma de pinkus de margem profunda e lateral livres, queratose actínica hipertrófica no mento e carcinoma basocelular pigmentado mandibular esquerdo. Realizou ressecção de lesões em face e couro cabeludo, mas retornou em 2018 com múltiplas queratoses actínicas e carcinoma basocelular em três regiões: ombro direito, temporal direita e malar esquerda. Fez exérese de lesão malar esquerda e no couro cabeludo em maio de 2019. Em 2020, paciente retornou com tumor recidivado na região temporal e couro cabeludo com crescimento importante desde última consulta e laudo anatomopatológico da intervenção cirúrgica com carcinoma basocelular infiltrativo, carcinoma espinocelular in situ e queratose actínica. Em 2021, apresentou lesões tumorais com características de pápula eritematoperlácea em região temporal esquerda de 0,8cm, mácula azulada puntiforme malar esquerda, placa infiltrada queratósica em antebraço direito, e múltiplas cicatrizes das ressecções prévias de tumores de pele. Como conduta, optou-se por agendar exérese de lesão no tronco, biópsia de lesão temporal esquerda e exérese de lesão malar esquerda.
Conclusões/Considerações Finais
No contexto da pandemia do COVID-19, a busca do paciente para o tratamento de CBC tornou-se prejudicada. Ademais, com a sobrecarga do sistema de saúde, tem ocorrido atrasos no diagnóstico do CBC. Isso tem levado a casos de negligências dessa neoplasia, causando um maior risco de recidivas e, consequentemente, uma necessidade de mais intervenções no paciente.
Palavras Chave
Carcinoma Basocelular; Neoplasias Cutâneas; Câncer de Pele Não Melanoma
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
UFRN - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
MARIA CLARA DE ARAUJO JALES, BRENDO BEZERRA BEVENUTO, MARIA EDUARDA NOGUEIRA MILHOMEM, MARIANNA GIL DE FARIAS MORAIS, FLÁVIA THOMÉ FRANÇA