16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Tamponamento cardíaco em paciente oncológica: Um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O tamponamento cardíaco é uma patologia decorrente do acúmulo de líquido no pericárdio levando a um aumento da pressão intrapericárdica levando ao choque. A terceira causa desta enfermidade é a neoplasia. A ocorrência do tamponamento depende do volume de líquido contido na cavidade e de sua velocidade de instalação. Clinicamente ele se apresenta com taquicardia, pulso paradoxal, abafamento de bulhas cardíacas e hipotensão. O exame complementar de escolha é o ecocardiograma.
O ideal é se realizar uma drenagem pericárdica cirúrgica, porém em casos de instabilidade, a pericardiocentese está indicada. A monitorização eletrocardiográfica deve ser realizada para que se observe possíveis contatos da agulha com o átrio ou ventrículo, manifestadas por supradesnível do segmento PR ou ST.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com suspeita de neoplasia pulmonar, sem fatores de risco, evoluindo com tromboembolismo pulmonar, metástase óssea e cerebral e tamponamento cardíaco dentro de 10 dias de internação.

Delineamento e Métodos

Feminina, 47 anos, branca, sem histórico de tabagismo. Paciente interna por quadro de dor pleurítica e dispneia com evolução de cerca de 15 dias associada a inapetência, perda ponderal no último mês.
Tomografia de tórax com contraste demonstrou a presença de massa pulmonar, contornos espiculados em lobo superior esquerdo, adjacente ao mediastino. Durante estadiamento realizado diagnóstico de metástase óssea e cerebral.
Ecocardiograma transtorácico com presença de derrame pericárdico importante com sinais iminentes de tamponamento cardíaco.

Resultados

Paciente evolui com tamponamento cardíaco sendo realizado pericardiocentese de alívio de emergência a beira-leito devido instabilidade do quadro. Drenado cerca de 300ml de imediato.
Paciente evolui com melhora da instabilidade, recuperação de pressão arterial e melhora do estado geral. Paciente transferida para unidade de terapia intensiva, evolui com insuficiência renal, pouco responsiva. Optado em conjunto com familiares por cuidados paliativos exclusivos visto mal prognóstico e sem condições de tratamento da doença de base.

Conclusões/Considerações Finais

Assim, o tamponamento cardíaco pode levar a um choque obstrutivo com potencial de morte. Deste modo, a rapidez para realização do diagnóstico e definição terapêutica se tornam necessárias, além de investigação da causa e tratamento para que, como no caso de neoplasias, o acúmulo de líquido não seja recorrente.

Palavras Chave

Tamponamento cardíaco; Neoplasia; Ecocardiograma

Área

Clínica Médica

Autores

MARIANA RIBEIRO DOS REIS ARRUDA, MAITE DE LIZ VASSEN SCHURMANN, ROBERTO PEREIRA WALTRICK, FABIO MENDES, DJOHN LENON BRANDL