16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PLAQUETOPENIA COMO MANIFESTAÇÃO DE AIDS: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

As trombocitopenias possuem diversas etilogias distintas, desde infecções agudas até neoplasias malignas. Sendo assim, é imprescindível a realização de um diagnóstico adequado quanto à sua etiologia.

Objetivos

Sinalizar a importância da sistematização de investigação de pacientes que apresentam plaquetopenia em cenários ambulatoriais ou de pronto atendimento.

Delineamento e Métodos

Descrever um relato de caso de trombocitopenia como manifestação inicial de síndrome da imunodeficiência humana (AIDS); Demonstrar a necessidade de uma investigação mais abrangente das trombocitopenias.

Resultados

Paciente de 32 anos, sexo masculino compareceu ao HRSM em 27/05/2021 com queixa de sangramento gengival espontâneo. Referiu que já havia apresentado dois episódios prévios de dengue e negou outros sítios de sangramento. Foram solicitados exames laboratoriais, dentre os quais, a contagem de plaquetas foi 6x10³/mm³, configurando um quadro de plaquetopenia a esclarecer. Foi solicitada sorologia para dengue, que teve resultado não reagente e o teste rápido para dengue (NS1), que não foi realizado devido à falta de reagente na unidade. O caso foi conduzido como suspeita de dengue hemorrágica em fase inicial, previamente à resposta humoral e produção de anticorpos. Foi realizada transfusão de concentrado de plaquetas. Em 28/05, a plaquetometria já havia evoluido para 45x10³/mm³e, em 29/05, para 82x10³/mm³. Durante a internação, o paciente não apresentou novos episódios hemorrágicos e recebeu alta. Em 07/08/2021, o paciente relata ter procurado ambulatório de proctologia com queixa de diarreia diária e perda ponderal > 15kg há um mês. Referiu também que no período de investigação de dengue hemorrágica apresentava, além da gengivorragia, sangramento nas fezes, urina e região de supercílio, além de equimoses e petéquias por todo o corpo. Nessa consulta, foram solicitados exames complementares a serem realizados em um laboratório da rede particular. Entre eles, um teste rápido para HIV, que teve resultado positivo para HIV tipo 1 com carga viral em 10/08 de 4.090.000 cópias/mL. Em 17/08, o paciente compareceu ao Hospital Dia, para consulta de adesão e início da terapia antirretroviral (TARV), com melhora expressiva da plaquetopenia menos de 10 dias após sua introdução.

Conclusões/Considerações Finais

O caso revela a importância de se fazer uma boa investigação clínica dos pacientes com trombocitopenia uma vez que a mesma pode indicar doenças com repercussões não só no aspecto físico, como também psicológico e social dos pacientes.

Palavras Chave

Plaquetopenia, AIDS, dengue.

Área

Clínica Médica

Instituições

CEUB - Distrito Federal - Brasil, HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA IGES/DF - Distrito Federal - Brasil

Autores

LUCAS RABELO FERNANDES LEAO, ELISA CAIXETA FALLIERI NASCIMENTO, FERNANDA ALENCASTRO, MARIA INÊS MINARDI, THATIANNE GABRIELA GUIMARÃES PEREIRA