16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico intrauterino de anencefalia e os achados ultrassonográficos clássicos: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução
A anencefalia é um dos defeitos de tubo neural mais prevalentes, sendo uma das principais causas de mortalidade até o primeiro ano de vida. Relatamos o caso de uma paciente de 26 anos, com gestação em curso de 22 semanas, com achados ultrassonográficos clássicos de anencefalia. O concepto nasceu prematuro via parto normal com 32 semanas, sendo constatada à inspeção pós parto o quadro de anencefalia aventado em ultrassonografia pré natal, sendo encaminhado à unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, vindo à óbito após 40 dias.

Objetivos

Objetivos
Reconhecer os achados ultrassonográficos clássicos de anencefalia, caracterizados principalmente pelo aspecto de face de girino, ausência da calota craniana e pela presença do tronco cerebral em contato com o líquido amniótico.

Delineamento e Métodos

Descrição do Caso
Paciente feminina, 26 anos, primípara, com gestação em curso de 22 semanas, realizou ultrassonografia que apresentou os seguintes achados: órbitas salientes com aspecto descrito como face de girino associadas à formação ecogênica anterior lobulada representativa do tronco cerebral protruso, contendo mesencéfalo, ponte e bulbo, circundado por líquido amniótico, notando-se ainda a ausência da calota craniana e de massa cerebral. Os achados ultrassonográficos permitiram concluir anencefalia como sendo a hipótese diagnóstica mais provável, fazendo-se diagnóstico diferencial com outras anomalias do tubo neural. O concepto nasceu prematuro com 32 semanas de gestação, sendo encaminhado para UTI neonatal no mesmo dia, onde ficou internado por 40 dias quando veio à óbito.

Resultados

Resultados
Os achados ultrassonográficos clássicos guiaram a confirmação diagnóstica intrauterina de anencefalia, sendo corroborada pela avaliação clínica e pela inspeção após o nascimento, evoluindo com incompatibilidade com a vida.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações Finais
Os achados ultrassonográficos do aspecto descrito como face de girino associado ao tronco cerebral protruso em contato com o líquido amniótico sem a presença de calota craniana são clássicos para o diagnóstico de anencefalia, sendo confirmados pela avaliação após clínica o nascimento. O desfecho seguiu as estatísticas da literatura médica com o óbito do concepto ainda no primeiro ano de vida.

Palavras Chave

Defeito de tudo neural; Anencefalia; Face de girino

Área

Clínica Médica

Autores

ANA GUIMARAES, MARCUS VINICIUS NASCIMENTO VALENTIN, ANA LUIZA THEODORO CAMACHO, ISABELLA BALDAN, THAINÁ BRAGA MORAES