16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

GOTA CUTÂNEA DISSEMINADA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Artrite gotosa é uma doença metabólica-inflamatória, bastante comum, que ocorre devido à deposição de cristais de urato monossódico, sendo a localização mais típica de depósito ao redor da articulação, sinóvia, olecrano e joelho. No entanto, existe uma rara manifestação dermatológica atípica de depósitos que ocorre extensivamente na pele, na forma de pústulas, ulcerações e paniculite, que pode mimetizar outras doenças mais comuns, dificultando seu diagnóstico.

Objetivos

Relatar um caso de artrite gotosa com gota cutânea disseminada.

Delineamento e Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Relatamos o caso de um paciente, masculino, 34 anos, sem comorbidades, que iniciou há 6 anos quadro de edema de membros inferiores associado a artralgia de cotovelo esquerdo. Durante investigação foi evidenciado aumento de escórias nitrogenadas com proteinúria nefrótica, hipoalbuminemia, normocomplementemia e hiperlipidemia, realizada investigação para secundarismos com sorologias de Hepatite B, C, HIV, FAN, anti-DNAse e fator reumatoide não reagente, sendo assim optado por biópsia renal que apresentou GESF com focos de atrofia tubular e fibrose intersticial com IMF sem depósitos, firmando o diagnóstico de GESF idiopática. Dois anos após surgiram lesões pustulosas em pele e área de celulite na mão direita, associada a hiperuricemia e anasarca, evoluindo com dor, eritema e edema em cotovelo e punhos, feito tratamento com corticosteroide com melhora clinica. Evoluiu meses após com pápulas amareladas, rígidas, em base eritematosa, pruriginosas e indolores em face interna da coxa esquerda, com drenagem espontânea de secreção serosa e conteúdo com aspecto de giz, com disseminação para membro inferior direito, tronco e membros superiores nos meses seguintes, acometimento de punhos e interfalangianas, com característicos de tofos gotosos, que provocaram deformidades em ambos as mãos, dificultando realização de movimentos como flexão dos dedos. Realizada biopsia cutânea das lesões consistente com tofos gotosos, sendo diagnosticado com quadro de gota cutânea difusa.

Conclusões/Considerações Finais

A manifestação de tofos articulares na gota é de conhecimento médico geral, porém o mesmo não acontece com os depósitos cutâneos, eventualmente essas lesões infectam e são diagnosticados erroneamente como infecção cutânea comum, o
diagnóstico precoce e tratamento imediato pode auxiliar na prevenção de complicações.

Palavras Chave

Artrite Gotosa
Gota
Artrite

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ - Pernambuco - Brasil

Autores

LARYSSA BEZERRA DA NÓBREGA, BETTY JANNY MAIA SIQUEIRA, LEITICIA FERREIRA BESERRA