16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome da Secreção inapropriada de ADH secundária a Tuberculose Miliar em paciente HIV-negativo: relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução/fundamentos: Síndrome da secreção inapropriada de ADH (SIADH) é um distúrbio da excreção de água causado pela incapacidade de suprimir a liberação de ADH e pode ser causada por distúrbios sistêmicos ou por secreção ectópica do hormônio. Doenças pulmonares, entre elas, tuberculose, é uma das causas de SIADH, embora com mecanismo de desenvolvimento não completamente estabelecido.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de paciente com diagnóstico de tuberculose miliar que evoluiu com quadro de hiponatremia sintomática secundária a SIADH.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: Paciente 30 anos, masculino, previamente hígido, admitido em hospital terciário de Recife-PE com disfagia e perda de 20Kg nos últimos em 3 meses. Evoluiu com tosse e febre diária, optando por buscar auxílio médico na emergência, onde tomografia (TC) de tórax demonstrou opacidades reticulo-micronodulares difusas, compatível com tuberculose miliar, seguido de baciloscopia do escarro e PCR para tuberculose positivos, sendo iniciado esquema de tratamento padrão. Por linfopenia importante (2,5-6,5%) e diante de quadro de base, foi iniciada investigação para imunossupressão, com HIV negativo em duas amostras, porém com baixa contagem de cd4(125 céls/mm³) e cd8(113 céls/mm³), sendo levantada hipótese de imunodeficiência celular primária.

Resultados

Nos primeiros dias do internamento, paciente evoluiu com alteração no nível de consciência, apresentando sonolência, hipoatividade, náuseas e vômitos, sendo identificado hiponatremia (Na:120mEq/L), e osmolaridade sérica 248 mOsm/L; solicitado cortisol sérico as 8h (29,8ug/dL), realizada TC de abdômen com protocolo para adrenal além de RNM de crânio, sem alterações que justificassem o quadro. Diante de achado de osmolaridade urinária e concentração de sódio urinários inapropriadamente elevados, foi feito o diagnóstico de SIADH. Após três semanas do início do tratamento para tuberculose o paciente evoluiu com estabilidade clínica e do sódio sérico, recebendo alta hospitalar. Em retorno ambulatorial paciente segue com progressiva melhora, e boa adesão ao tratamento, mantendo níveis de sódio adequados.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão/considerações finais: Foi relatado um caso de SIADH secundário a pneumopatia por tuberculose miliar, que foi superado com o tratamento da patologia subjacente. Trata-se de uma condição pouco frequente que apresenta mortalidade elevada se não identificada e tratada.

Palavras Chave

Palavras chave: tuberculose miliar; Síndrome da secreção inapropriada de ADH

Área

Clínica Médica

Autores

MARCELA DOS SANTOS ARRUDA, DANIELY SOBREIRA CARIRY BARBOSA, MARIANA TAVORA DE SOUSA DOMINGUES, PAULO SILVEIRA TASSO, AMANDA DA SILVA BRITO