16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

TUMORES SINCRÔNICOS : GIST EM ÍLEO E ADENOCARCIONA EM COLON DIREITO

Fundamentação/Introdução

O GIST é um tumor mesenquimal, isso é, que tem origem em um tecido conjuntivo. A maioria dos tumores é benigna, embora alguns, a depender do tamanho e de sua capacidade de multiplicação, possam ser mais agressivos. GIST em intestino delgado representa 30% a 40% dos casos.

Objetivos

O objetivo desse relato é divulgar um caso raro de tumor sincrônico gastrointestinal

Delineamento e Métodos

Relato de caso: P. S. R, homem, sexo masculino, em 08/05/2021 foi admitido emergência (sala amarela) do Hospital dos Servidores com história de hematêmese e melena, há 48h. Foi admitido com estado geral regular, hemodinamicamente estável e sinais vitais dentro da normalidade. Trouxe exames laboratoriais que flagraram anemia micro/hipocrômica; e uma EDA 06/05/2021, que evidenciava esofagite erosiva moderada (grupo B Los Angeles), pangastrite enantematosa leve e duodeno normal.
Em 13/05/2021, paciente foi transferido para enfermaria de Clínica Médica, onde apresentou episódio de hipotensão no mesmo dia. Foi estabilizado com hidratação e posteriormente foi realizado hemotransfusão com 2 bolsas de concentrado de hemácias. Durante o internamento evoluiu com estado geral regular e sem queixas. Em 20/05/2021 realizou angiografia esplâncnica: aspecto vascular anômalo observado em fossa ilíaca direita em projeção ileocecal. Foram levantadas as hipóteses de neoplasia ou angiodisplasia. Em 27/05/2021, realizado colonoscopia e TC de abdomen com contraste, cujos achados apontaram para lesão neoplásica: formação vegetante, ulcerada, expansiva, heterogênea, margens irregulares, infiltrativa e friável, medindo aproximadamente 6,5 x 4,5 cm x 1,8 cm³ .

Resultados

Paciente foi transferido para enfermaria cirúrgica. Foi submetido em 02/06/2021 à colectomia + ileostomioa + linfadenectomia retroperitoneal + exérese de divertículo de Meckel. Em biópsia realizada em 02/06/2021 foi evidenciado em cólon direito adenocarcinoma invasivo bem diferenciado, margens livres e ausência de neoplasia nos 23 linfonodos examinados. No íleo foi identificado presença de nódulo formado por células fusiformes medindo 1,0 x 0,8 x 0,7 cm³ na topografia da submucosa. Em 09/06/2021 foi realizado exame de imuno-histoquímica, que flagrou tumor estromal gastrointestinal (GIST) de baixo grau e subtipo fusocelular, sem invasão de mucosa, margens livres e 23 linfonodos estudados e livres.

Conclusões/Considerações Finais

O presente caso clínico evidenciou tumores sincrônicos: GIST e adenocarcinoma

Palavras Chave

GIST
adenocarcinoma
Tumor sincrônico

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital dos Servidores - Pernambuco - Brasil

Autores

NATALIA DE OLIVEIRA DIAS MACEDO, VANESSA QUEIROGA, CAMILA LUCENA, DAYANE ELIAS, JESSICA LEÃO