Dados do Trabalho
Título
MIOCARDITE LÚPICA DEMONSTRADA EM PET-SCAM COMO APRESENTAÇÃO INICIAL DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica autoimune que pode acometer diversos órgãos, tendo como apresentações usuais o acometimento cutâneo, articular, renal, sistema nervoso e, mais incomumente, miocardite.
Objetivos
Relatar caso de miocardite como forma de acometimento inicial no Lúpus Eritematoso Sistêmico demonstrada em PET-SCAN.
Delineamento e Métodos
Sexo feminino, 16 anos, previamente hígida, admitida em emergência por edema de membros inferiores, dispneia, febre persistente e perda ponderal, foi submetida a janela pericárdica com aspiração de líquido pericárdico. Por diagnóstico presuntivo de tuberculose, iniciou tratamento antituberculínico, mas evoluiu com persistência de febre, intensificação de perda ponderal e dispneia aos aos esforços. Foi transferida para serviço terciário onde iniciou investigação do quadro de insuficiência cardíaca e síndrome consumptiva; apresentava leucopenia e anemia, provas inflamatórias aumentadas, febre diária elevada, dor torácica e taquicardia persistente sem alterações eletrocardiográficas, cardiomegalia com coração em aspecto de moringa e derrame pleural concomitantemente em radiografia de tórax. Realizou ecocardiograma com evidência de fração de ejeção de ventrículo esquerdo (VE) de 30%, aumento moderado de VE, derrame pericárdico e pleural bilateral. Em PET-SCAN foi visualizado acentuado hipermetabolismo glicolítico no miocárdio do VE sugestivo de miocardite. Após descartadas causas infecciosas e neoplásicas por exames laboratoriais e de imagem, foi solicitado painel autoimune, com FAN positivo, anti-DNA e anti-SM positivos e consumo do complemento. Realizado pulsoterapia com metilprednisolona por 3 dias e iniciado Micofenolato de mofetila 1g/dia, cursando com melhora clínica dramática, ausência de febre, dispneia e dor torácica, melhora do estado geral e das alterações hematológicas e diminuição de provas inflamatórias. Submetida a novo PET-SCAN com resolução completa de hipermetabolismo glicolítico cardíaco, sugerindo controle de processo inflamatório cardíaco.
Resultados
.
Conclusões/Considerações Finais
O acometimento cardíaco é uma das complicações que mais pode acarretar morbidade a pacientes portadores de LES e, embora incomum, a miocardite deve ser lembrada como entidade envolvida no quadro de insuficiência cardíaca secundária a LES. O PET-SCAN demonstrou sua importância ao apresentar alteração compatível com miocardite e documentar desfecho favorável após pulsoterapia e terapia imunossupressora.
Palavras Chave
Lupus; Miocardite
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
MARINA FEITOSA RAMALHO GALVAO, LUCAS SUED CALAÇA DE ARAUJO, JOANNA THAINA SANTOS BERTOLINO, RUTH FIGUEIRÊDO DE ARAUJO, PEDRO ALVES DA CRUZ GOUVEIA