Dados do Trabalho
Título
Tromboflebite séptica de seio cavernoso após acidente com himenóptero – Relato de caso raro
Fundamentação/Introdução
A trombose de seio cavernoso pode resultar de qualquer infecção facial de região drenada por esse seio. A trombose venosa cerebral varia amplamente em sua apresentação, predisposição, neuroimagem, resultados e prognóstico; a incidência e prevalência exatas são desconhecidas devido à falta de dados populacionais.
Objetivos
Relatar um caso raro de trombose séptica central após neuroinfecção secundária a celulite cutânea por porta de entrada através de picada de himenóptero.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. Paciente assinou Termo de Consentimento.
Resultados
Paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, relatava picada de inseto em dorso nasal há 05 dias. Desde então manteve dor, edema e hiperemia em região peri-orbitária bilateral, pior a esquerda, seguido de queda de estado geral, mialgia, cefaleia, febre, rigidez de nuca e confusão mental. Os exames laboratoriais evidenciaram sinais de meningite bacteriana, e foi iniciado tratamento com Ceftriaxona com melhora do quadro meníngeo. Tomografia Computadorizada de Crânio mostrou sinais de trombose de seio transverso, sigmoide e veia jugular interna esquerda, confirmado por Ressonância Magnética de Encéfalo. Iniciada anticoagulação com Varfarina. Arteriografia evidenciou fístula carotido-cavernosa, porem optado por manter anticoagulação devido a trombose venosa central extensa. Além do quadro neurológico, foram encontradas lesões cavitarias em TC de tórax e solicitada broncoscopia para investigação, no entanto o resultado da biopsia mostrou apenas sinais de inflamação com resultado inconclusivo. Após suspensão da anticoagulação 24h antes da broncoscopia, paciente evoluiu com afasia de Broca e TC de crânio mostrou focos de isquemia. Após retorno da anticoagulação, houve melhora dos déficits neurológicos. Após estabilização e ausência de sinais infecciosos ativos, paciente foi encaminhado a serviço de Neurocirurgia vascular para correção de fístula. No entanto, em nova arteriografia pré-cirúrgica, foi evidenciada correção total e espontânea da fístula através trombose do seu trajeto e, ainda, revascularização da trombose venosa central.
Conclusões/Considerações Finais
A trombose séptica de seio cavernoso é uma complicação incomum e grave de infecções faciais, e ocorre quando as áreas infectadas são próximas do nariz por essa região ser drenada pelas veias oftálmicas. Cerca de 20 a 30% dos casos apresentam desfechos fatais. A importância deste relato está na raridade do caso associado a singularidade do evento de correção espontânea da fístula.
Palavras Chave
Trombose de seio cavernoso; celulite orbitaria; meningite;
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITARIO ALZIRA VELANO - Minas Gerais - Brasil
Autores
IARA PROENÇA XAVIER, JULIANA MARILIA PEREIRA DE OLIVEIRA , ARGEL GAVA DE JESUS, LAIS MICHELI DE SOUZA, RENATO ORTOLANI MARCONDES DE CASTRO