16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SINAL DO CRESCENTE AÉREO: UMA PISTA PRECIOSA NO CAMINHO DIAGNÓSTICO DE BOLA FÚNGICA.

Fundamentação/Introdução

Introdução: A Aspergilose Pulmonar compreende uma das formas de infecção por fungo do gênero Aspergillus, comumente associada à Tuberculose como doença pregressa. A Bola Fúngica, um dos tipos de apresentação da Aspergilose Pulmonar, demonstra relação íntima com lesões escavadas no parênquima, habitualmente residuais à tuberculose (TB) pós primária. Nesses casos, a epitelização das escavações acometidas pela TB dá origem a espaços úmidos e arejados, ideais para a colonização fúngica. O diagnóstico radiológico pode ser aventado tanto pela presença do “Sinal do crescente aéreo” (radiotransparência localizada entre a massa e a parede da escavação, descrita em aspergiloses invasivas/semi-invasivas e em alguns casos de bola fúngica), como também pelo “Sinal de Monod” (massa móvel dentro da escavação que se movimenta com a mudança de posição do paciente).

Objetivos

Objetivo: Baseia-se em relatar um caso de Aspergilose Pulmonar em paciente com histórico de TB pós primária e evidenciar os aspectos radiológicos característicos da doença.

Delineamento e Métodos

Descrição do Caso: JDDS, 54 anos, feminino, hipertensa e tabagista (32 anos/maço),com histórico de TB há 24 anos. Chegou à emergência em mau estado geral (MEG), com quadro de hemoptise grave há um dia (200 ml), associada a tosse com expectoração purulenta há dois meses, astenia, dispneia aos grandes esforços e queda do estado geral. Ao exame físico apresentava roncos no hemitórax direito em ausculta pulmonar, sendo encaminhada para realização de exames laboratoriais e de imagem. Após radiografia e tomografia de tórax, foi identificada escavação preenchida por massa, evidenciando sinal do crescente aéreo no lobo superior direito, levantando-se a suspeita clínica de BF. Diante da hipótese radiológica e do quadro clínico, optou-se por intervenção cirúrgica com realização de lobectomia. O estudo anatomopatológico confirmou a hipótese radiológica através de exame de coloração específica para fungo.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A BF apresenta sintomatologia e achados radiológicos clássicos como a hemoptise e os sinais de Monod e crescente aéreo, respectivamente, sendo que este último foi crucial para o diagnóstico desta afecção. O trabalho em questão busca evidenciar a importância do reconhecimento desse sinal radiológico, sendo fundamental para elucidação diagnóstica precisa e posterior tomada de conduta.

Palavras Chave

Palavras-chave: Sinal do crescente aéreo; Bola Fúngica; Aspergilose Pulmonar; Tuberculose

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Barão de Mauá - São Paulo - Brasil, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - São Paulo - Brasil

Autores

FELIPE CINTRA VALENTIN, PIETRO MACARI ALEM, ANA HELENA CURY, MARCUS VINICIUS NASCIMENTO VALENTIN, NELSON DE ARAÚJO VEGA