16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

REGENERAÇÃO DE CÉLULAS BETA PANCREÁTICAS COM O USO DE ANÁLOGO DE GLP-1 EM PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO 2: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma patologia heterogênea de etiologia complexa, a qual provoca hiperglicemia e progressiva destruição da massa de células beta pancreáticas, produtoras de insulina. Sabe-se também que a terapia inadequada, ou a ausência da mesma, somadas a grandes períodos de doença, contribuem para maior apoptose das células beta pancreáticas viáveis. Os incretinomiméticos, inibidores da dietilpeptidase-4 (IDPP4) e agonistas do receptor de GLP-1, são drogas fundamentais no manejo de DM. Apesar de promissores, não há evidências científicas que demonstrem efetivamente a contribuição dos análogos de GLP-1 para o aumento do volume de células pancreáticas endócrinas em humanos.

Objetivos

OBJETIVOS: Evidenciar o uso de análogos de GLP-1 e relacionar a melhora de massa de células beta em humanos.

Delineamento e Métodos

RELATO DE CASO: Paciente masculino, 75 anos, diagnosticado com DM2 há 30 anos. Apresentava peptídeo C baixo ao diagnóstico, e, após tratamento com associação de insulina degludeca e liraglutida (Agonista de GLP-1) pelo período de 2 anos, apresentou aumento do peptídeo C e controle glicêmico adequado.

Resultados

DISCUSSÃO: Estudos laboratoriais revelaram que especialmente os agonistas de receptor GLP-1 tem efeito trófico em células pancreáticas de ratos, reduzindo o índice de morte celular e promovendo proliferação de células beta pancreáticas. Esses estudos sugerem que o agonista de GLP-1 pode obter o mesmo efeito em células beta pancreáticas humanas e, com isso, auxiliar no controle glicêmico e reduzir complicações do diabetes mellitus.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: Em suma, os agonistas de receptor GLP-1 além de drogas importantes para tratamento de DM, podem refletir diretamente na recuperação da massa de células pancreáticas dos pacientes diabéticos. Porém tal proposta ainda carece de estudos populacionais que provenham evidências científicas para o tema.

Palavras Chave

PALAVRAS-CHAVE: DM2; agonistas de receptor GLP-1; peptídeo C; células beta pancreáticas.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA- UNIARA - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA PASQUALOTTI SENA, FLÁVIO AUGUSTO BARBIERI, MARIA FERNANDA FERREIRA NONATO ROMANIA, JÚLIA PEREIRA DOS SANTOS, MÔNICA NASSER