Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA EM AGUA SUBTERRÂNEA DE LAVAGME DE FRUTAS COMERCIALIZADAS NO MERCADO PUBLICO DE CAMPINA GRANDE-PB

Introdução

A água é um recurso natural indispensável ao ser humano e aos demais seres vivos. A qualidade necessária da água distribuída ao consumo humano é de suma importância, pois a mesma deve ser tratada, limpa e estar livre de qualquer contaminação, seja de origem microbiológica, química, física ou radioativa, não devendo, em hipótese alguma, apresentar riscos à saúde humana. O presente trabalho teve como foco principal avaliar a qualidade da água de lavagem das frutas comercializadas no mercado público de Campina Grande-PB.

Material e Métodos

As análises físico-químicas foram realizadas no Laboratório de Química (LQ) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus de Campina Grande-PB. A amostra foi demarcada no GPS Garmim, sendo o ponto 1: S 7º13’32’’. 2; W 35º52’30’’. As análises físico-químicas foram realizadas seguindo o manual de análises físico-químicas indicado pelo instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008). Todas as análises foram realizadas em triplicata e os resultados foram comparados com o que é exigido pela portaria GM/MS nº888 de 04 de maio de 2021 e pela resolução de nº 396 de 3 de abril de 2028 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Os parâmetros físico-químicos analisados foram: pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos (ppm), alcalinidade (mg/L), acidez carbônica (mg/L), dureza total, de cálcio e de magnésio (mg/L), cor (uH) e cloreto (mg/L).

Resultados e Discussão

De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que todos os parâmetros estudados apresentaram valores médios dentro dos padrões permitido pela legislação Brasileira.

Conclusão

Conclui-se, que de acordo com os parâmetros estudados, a água subterrânea analisada, pode ser consumida pela população local, pois todos os parâmetros estão dentro dos padrões exigidos pela legislação Brasileira. O consumo humano de água potável constitui-se em uma das ações de saúde pública de maior impacto na prevenção de doenças e dos índices de mortalidade.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

IFPB - Paraíba - Brasil

Autores

Francisco de Assis da Silveira Gonzaga, Luiz Quintino de Almeida Neto, Edmilson Dantas da Silva Neto