Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO DE CARTAS CONTROLE COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA MONITORAR O TEOR DE UMIDADE EM REQUEIJÃO CREMOSO

Introdução

As cartas controle são gráficos utilizados para mostrar evidências de que um processo está operando dentro dos limites de controle. Esses gráficos determinam estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada por uma linha superior (limite superior de controle - LSC) e uma linha inferior (limite inferior de controle - LIC), além de uma linha central (limite central - LC). A carta controle permite visualizar as variações de um processo ao longo do tempo, ajudando a identificar desvios e a manter a produção dentro dos padrões estabelecidos. No caso do requeijão cremoso, a umidade é um parâmetro crítico que influencia diretamente a qualidade do produto. Este estudo teve como objetivo implementar uma carta controle de variáveis, utilizando o gráfico (I-MR) de controle para medidas individuais e amplitudes móveis, para monitorar a umidade do requeijão cremoso em um laboratório de um laticínio catarinense.

Material e Métodos

Este estudo foi realizado com 30 amostras de requeijão cremoso, as quais foram analisadas para determinar a umidade. A determinação do teor de umidade foi conduzida utilizando um analisador de umidade por infravermelho (Ohaus, modelo MB2). Para os cálculos e construção dos gráficos de controle utilizou-se o software Microsoft Excel versão 2016. O ponto de partida para a construção da carta controle foi a elaboração de uma tabela, onde apresentou os número de amostras, os valores obtidos na determinação de umidade de cada amostra, e os valores de amplitude móvel calculado pela subtração de dois valores sucessivos MRᵢ=|Xᵢ-Xᵢ_ ₁|.

Resultados e Discussão

Para a construção do gráfico foram utilizados os valores referentes à coluna do resultado de análise de umidade. Onde inicialmente calculou-se a média (¯X), parâmetro que definiu a linha central do gráfico. Os dados coletados inseridos na uma carta controle, demonstraram que o processo de produção estava sob controle, ou seja, a umidade do produto se mantinha dentro dos limites estabelecidos.

Conclusão

Conclui-se que a carta controle é uma ferramenta simples e eficiente para permitir a visualização rápida de qualquer desvio, auxiliando na tomada de decisões e na implementação de ações corretivas rápidas, assegurando a qualidade do produto final e a satisfação do consumidor.

Área

Validação de métodos para análise de alimentos

Instituições

Centro Universitário SENAI/SC – UniSENAI Campus Chapecó. - Santa Catarina - Brasil

Autores

Elisa Sonza, Carola Felix, Luana Matana, Fabiane Della Betta, Crivian Pelisser, Leidiani Müller