Dados do Trabalho
Título
SCAFFOLDS PARA CARNE CULTIVADA: PROCESSOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
Introdução
A carne cultivada, produzida com tecnologia de cultura de células animais, é uma alternativa à carne convencional. As células são geralmente cultivadas em scaffolds, estruturas tridimensionais que mimetizam a matriz extracelular. Neste contexto, objetivou-se construir um cenário das publicações relacionadas à produção de scaffolds para aplicação em carne cultivada.
Material e Métodos
As pesquisas foram realizadas entre maio e julho de 2024 e as estratégias de busca adotadas utilizaram bases de dados nacionais como o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (OASISBR) e internacionais como Pubmed, Scopus e Web Of Science. A busca foi realizada utilizando as palavras-chave: “biocompatible materials", "cultured meat","cultivated meat", “scaffolds”, “scaffolding”, "meat structures”,“carne” e “proteína” e os operados booleanos (AND e OR). Os estudos foram submetidos à seleção prévia utilizando o app Rayyan, com posterior leitura das referências e exclusão das duplicadas. Foram analisadas 114 publicações que apresentavam a produção e caracterização de scaffolds para aplicação em carne cultivada.
Resultados e Discussão
Com base nas publicações selecionadas, o continente asiático apresentou o maior número de publicações (n=74), totalizando 64,91% e os países com a maior quantidade de publicações foram China (n=29), Coreia do Sul (n=21) e Estados Unidos (n=24), o continente americano representou 25,43% dos estudos e o continente europeu 9,64%. As publicações brasileiras representaram apenas 1,75% (n=2). A maior parte dos artigos foi publicada nos últimos quatro anos (n=110) e o ano de 2024 foi o ano com o maior número de publicações (n=42). As técnicas como eletrofiação, descelularização e bioimpressão 3D foram as mais utilizadas para a fabricação de scaffolds. Além disso, foram identificadas diversas fontes de biomateriais para a construção dos scaffolds, como colágeno, quitosana e polímeros sintéticos.
Conclusão
Este trabalho destacou a importância da produção de scaffolds para carne cultivada. Ao analisar a produção científica global, foi constatada uma lacuna na literatura brasileira sobre o tema, evidenciando a necessidade de investir em pesquisas nacionais nessa área. A rápida evolução tecnológica e a crescente demanda por alimentos sustentáveis exigem um esforço contínuo para produzir scaffolds eficientes e economicamente viáveis.
Área
Processos e tecnologias emergentes
Autores
Carlos Henrique Colombo, Katia Rezzadori