Dados do Trabalho
Título
Emprego de imagens digitais na análise colorimétrica baseada em smartphone para determinação de paraquate
Introdução
O paraquate é um dos pesticidas mais comumente empregado na agricultura, porém quando seus resíduos estão presentes nos alimentos provoca o aumento de toxicidade. A fim de garantir a segurança de alimentos, é necessário avaliar a concentração de resíduos de paraquate nos alimentos, para isso, é aplicada a metodologia colorimétrica com o uso de espectrofotômetro na região do visível, no geral estes métodos demandam tempo de elaboração e preparo, utilizam grandes quantidades e amostra e solventes químicos durante o procedimento. Novas alternativas limpas vêm sendo desenvolvidas a fim de promover a substituição do espectrofotômetro por equipamentos portáteis, como o smartphone, que relacionam a concentração de analitos com a intensidade de cor, permitindo a realização de análises in loco, acessível, com alta precisão e exatidão. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo propor uma nova abordagem na determinação de paraquate em alimentos, empregando uma metodologia eficiente, sensível e seletiva, através da análise colorimétrica por meio de imagens digitais obtidas por um smartphone e do aplicativo Colorgrab ®.
Material e Métodos
O método proposto foi aplicado em amostras de frutas e legumes, no qual foi avaliada a exatidão em comparação com o método convencional por espectrofotometria na região do UV-Vis. Para a avaliação do impacto ambiental foi avaliado o do índice de procedimento analítico verde (GAPI, do inglês, Green Analytical Procedure Index), com a intenção de avaliar se a metodologia se enquadra nos princípios da química verde.
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos no método proposto foram os valores de 0,273 ± 0,024 mg/kg, 0,483 ± 0,0011 mg/kg, 0,584 ± 0,013 mg/kg e 0,323 ± 0,012 mg/kg, obtendo recuperação com concordâncias de 107%, 99,5%, 98,4% e 94,6% para as amostras de uva, pêssego, tomate e pimentão, respectivamente.
Conclusão
Desta forma, a metodologia proposta possui adequada capacidade analítica para quantificação de paraquate, permitindo o emprego de tecnologias portáteis com o uso de smartphone, como também, promoveu a miniaturização do procedimento analítico, representando 0,16% do volume, uma redução de 633,7 vezes o volume de reagentes utilizados na quantificação convencional, uma ferramenta amigável ao meio ambiente, acessível e ágil.
Área
Validação de métodos para análise de alimentos
Instituições
Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Flávia Michelon Dalla Nora, Bruna Nichelle Lucas, Claudia Severo Rosa