Dados do Trabalho


Título

FARINHA DE BAGAÇO DE AZEITONA EM BOLO DE CHOCOLATE: AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E VALOR ENERGÉTICO

Introdução

O bagaço da azeitona, resíduo semissólido resultante da extração do azeite de oliva, é composto por água, polpa, pele e caroço dos frutos. A utilização deste resíduo pela indústria alimentícia está em desenvolvimento e diversas pesquisas estão sendo realizadas com a intenção de agregar valor nutricional a outros alimentos, além de reduzir possíveis impactos ambientais. O presente estudo objetivou avaliar a composição centesimal e o valor energético de bolos de chocolate elaborados com substituição parcial da farinha de trigo por farinha de bagaço de azeitona.

Material e Métodos

A farinha foi obtida a partir do bagaço, resultante do processo de extração do azeite, da variedade arbequina, da Região da Campanha/RS. O bagaço foi seco em estufa com circulação de ar, moído e peneirado. Foram elaboradas três formulações, padrão (BP), tradicional de bolo de chocolate, e outras duas em que a farinha de trigo foi substituída pela farinha do bagaço de azeitona (FBA) na proporção de 15% (BFBA15) e de 30% (BFBA30). Avaliaram-se a composição centesimal e o valor energético, a partir dos dados de carboidratos, proteínas e lipídios.

Resultados e Discussão

Os bolos apresentaram diferenças significativas após análise estatística ao nível de 5% de significância, em relação aos teores de umidade (28,20 ± 0,24ª) (26,86 ± 0,05b) (23,72 ± 0,10c) e fibra total (0,44 ± 0,06c) (2,96 ± 0,48b) (6,36 ± 0,51ª), para PB, BFBA15 e BFBA30, respectivamente. Observou-se que a formulação padrão mostrou maior umidade e menores teores de fibras, possivelmente as proteínas do trigo tenham contribuído com maior retenção de umidade no forneamento, contudo, o aumento expressivo do conteúdo de fibras, parece ser bastante positivo, considerando a funcionalidade destes compostos. Nos demais parâmetros (carboidratos, proteínas, lipídeos, cinzas e valor energético), não foram detectadas diferenças significativas entre as formulações, provavelmente, devido a pequeno impacto da substituição da farinha, no conteúdo total de ingredientes das formulações.

Conclusão

Esta pesquisa indicou que a farinha do bagaço de azeitona, tem potencial para ser utilizada na elaboração de bolo de chocolate. Entende-se que há a necessidade de novos estudos sobre os aspectos físicos dessa farinha e suas possíveis aplicações em produtos alimentícios, especialmente nas características sensoriais e funcionais.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

Gabriela da Silva Schirmann, Raphaelly Almeida Fernandes, Victoria Poliana Rios Von Muhlen, Adan José Molina Lemes Silveira, Philomène Audrey Ngaballa Ndi, Diego Araújo da Costa, Larissa Riberas Silveira, Lucas Ávila do Nascimento, Sabrina Feksa Frasson, Rosana Colussi, Carla Rosane Barboza Mendonça