Dados do Trabalho
Título
EFEITO DO REVESTIMENTO COMESTÍVEL NOS SÓLIDOS SOLÚVEIS E ACIDEZ DE UVAS SOB ARMAZENAMENTO CONGELADO
Introdução
A uva Red Globe (Vitis vinifera L.) é rica em antocianinas e flavonóis, mas sua vida útil é reduzida pós-colheita. Revestimentos com quitosana e alginato têm mostrado eficácia em reduzir a produção de etileno, as taxas respiratórias e retardar o amadurecimento dos frutos. O objetivo deste estudo foi avaliar os sólidos solúveis e acidez das uvas Red Globe conservadas por congelamento, utilizando revestimentos de quitosana e/ou alginato, incluindo a técnica layer by layer (LBL).
Material e Métodos
A solução de quitosana (1,5% p/v) foi preparada em ácido acético a 0,7% (p/v), agitada por 4 horas à 25 ºC e o pH ajustado para 5,0. A solução de alginato (1,5% p/v) foi dissolvida em água destilada e agitada por 4 horas. Foram aplicados quatro tratamentos: controle T0 (água destilada), quitosana isolada T1, alginato isolado T2 e quitosana+alginato T3 (LBL). As uvas foram mergulhadas nas soluções por 1 minuto e secas ao ar. No tratamento LBL, as frutas foram revestidas primeiro com quitosana, secas, e depois com alginato. Após os tratamentos, as uvas foram embaladas em PET e congeladas a -18 ºC, sendo avaliadas quanto aos teores de sólidos solúveis e a acidez total após 1, 15, 30 e 45 dias.
Resultados e Discussão
Ao longo do tempo de estocagem, os sólidos solúveis de T1, T2 e T3 reduziram significativamente (R2≥0,9), enquanto no tratamento controle houve manutenção. Neste caso, associando-se a redução a desaceleração do metabolismo, tal efeito pode ser vantajoso e mostra que os revestimentos aplicados podem retardar a atividade metabólica em nível celular, com decréscimo da quantidade de açúcares redutores, o que permite desacelerar o processo de amadurecimento e manter a preservação dos frutos. Ao longo do tempo de armazenamento, apenas T0 mostrou alteração significativa, com clara tendência de aumento nos níveis de acidez (R2≥0,9). Isso sugere que a conservação das uvas melhorou protegendo contra a perda de líquidos e possivelmente reduzindo o metabolismo celular.
Conclusão
Conclui-se que os revestimentos comestíveis de quitosana e/ou alginato, incluindo a técnica LBL, aumentam a vida útil das uvas Red Globe e reduzem a atividade metabólica celular.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Larissa Riberas SILVEIRA , Raphaelly Almeida FERNANDES, Tamires Soares SCHUG , Sabrina Feksa FRASSON, Lucas Avila do NASCIMENTO, Gabriela da Silva SCHIRMANN, Rosana COLUSSI, Carla Rosane Barboza MENDONÇA