Dados do Trabalho
Título
POTENCIAL ANTIBACTERIANO DE ÓLEOS ESSENCIAIS OBTIDOS A PARTIR DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE Lippia gracilis Schauer
Introdução
A Lippia gracilis Schauer, também conhecida como alecrim de chapada, é uma verbenaceae aromática encontrada principalmente em regiões semiáridas que produz em seu metabolismo secundário óleo essencial com propriedades calmantes e pode auxiliar no sistema circulatório e perda de memória.
Material e Métodos
O presente estudo baseou-se na avaliação antibacteriana de 7 óleos essenciais extraídos de plantas de alecrim melhoradas geneticamente. Os óleos foram avaliados pela técnica de difusão em discos frente às bactérias Pseudomonas aeruginosa, Bacillus cereus, Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, Serratia marcescens, Escherichia coli, Salmonella Typhimurium, e Enterococcus faecalis.
Resultados e Discussão
Os 7 óleos inibiram 6 das bactérias testadas com halos de inibição entre 22 e 37,5 mm para B. cereus; 26 e 39 mm para B. subtilis; 31,5 e 61 mm para E. faecalis; 31 e 39 mm para E. coli; 27 e 35 mm para S. aureus e 11 e 12,5 mm para S. marcescens. Três óleos inibiram S. Typhimurium com halos entre 30 e 42,5 mm e nenhum óleo inibiu P. aeruginosa. As bactérias gram-negativas foram mais resistentes aos óleos devido a presença da membrana externa a qual contém lipolissacarídeo. A sensibilidade das bactérias aos óleos foi muito maior do que a obtida com os antibióticos gentamicina e cloranfenicol (30µg/disco) cujo halo de inibição foi máximo de 27,5 mm.
Conclusão
Os óleos essenciais das plantas de alecrim melhoradas geneticamente demonstraram excelente potencial como agentes antibacterianos.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Autores
Weslei da Silva Oliveira, Fabiany de Andrade Brito, Arie Fitzgerald Blank, Luciana Cristina Lins de Aquino Santana