Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTO DA INDÚSTRIA DE BISCOITOS PARA OBTENÇÃO DE XAROPE RICO EM GLICOSE VIA PROCESSO ENZIMÁTICO

Introdução

O Brasil destaca-se como um dos principais consumidores mundiais de biscoitos. A expressiva popularidade desses produtos no mercado gera uma considerável demanda de produção, resultando frequentemente na geração de quantidades expressivas de subprodutos, que possuem um baixo valor agregado, sendo destinados majoritariamente à ração animal. Um dos subprodutos com maior destaque é decorrente da etapa de corte dos biscoitos, etapa na qual o biscoito é cortado no formato desejado. Nessa etapa, o subproduto inclui principalmente aparas de biscoitos que não são comercializadas por não se enquadrarem no padrão do produto. Devido à composição amilácea, esses subprodutos são uma matéria-prima importante para a produção de ingredientes ricos em açúcares, como o xarope de glicose. Este estudo visa avaliar a produção de xarope de glicose através da hidrólise enzimática do amido presente em aparas de biscoitos.

Material e Métodos

Inicialmente o subproduto foi submetido a redução granulométrica e adicionado de água destilada, na proporção de 1:10 m/v, sendo tratado a 70 oC por 30 min para gelatinização do amido. A hidrólise enzimática do amido foi realizada em duas etapas: liquefação e sacarificação. Após ajuste de pH da suspensão de amido em 7,0 e aquecimento até 85 oC, a etapa de liquefação foi realizada com o auxílio de uma alfa-amilase termo-estável (Prodooze Alfa) por 90 minutos. Já na segunda etapa, o amido liquefeito teve seu pH ajustado em 4,8 e temperatura reduzida para 64 oC, sendo a sacarificação realizada com uma amiloglicosidase (Prodooze AMG) por 180 minutos. A hidrólise foi monitorada por cromatografia liquida de alta eficiência.

Resultados e Discussão

Na etapa de liquefação do subproduto moído obteve-se um rendimento de 92% de maltose em 15 minutos e 99% em 90 minutos, atingindo aproximadamente de 40 g/L de maltose. Na etapa de sacarificação obteve-se um rendimento de 56% e 72% em glicose após 30 e 180 minutos, respectivamente, com uma concentração máxima de 31 g/L. A alta eficiência na liquefação do amido indica que a alfa-amilase utilizada foi altamente eficaz, no entanto a etapa de sacarificação pode ser ainda otimizada.

Conclusão

O presente trabalho demonstrou que é possível produzir xarope de glicose a partir do subproduto da indústria de biscoitos.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil, UNISINOS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Lucas Alexander VOS, Daniele Misturini ROSSI, Marco Antonio Zachia AYUB, Suse Botelho da SILVA