Dados do Trabalho
Título
BEBIDAS LÁCTEAS FERMENTADAS DO PERMEADO DE SORO DE LEITE CONTENDO LACTOCOCCUS LACTIS, LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS E AÇAFRÃO EM PÓ
Introdução
Bebidas funcionais estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. O açafrão é conhecido por sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória. As bactérias probióticas são utilizadas para fins terapêuticos e oferecem potencial para promover uma microbiota intestinal saudável quando administradas em quantidades adequadas. Objetivou-se elaborar e caracterizar bebidas lácteas fermentadas a partir do permeado utilizado no cultivo de Lactococcus lactis e Lactobacillus acidophilus, com adição de açafrão.
Material e Métodos
O permeado em pó foi diluído em água destilada para obter 5% de lactose, adicionado de sucralose (0,075%) e autoclavado a 121 °C/10 min. Os permeados foram inoculados, separadamente, com culturas ativadas de L. lactis e L. acidophilus e incubados em Shaker a 37 °C/23 h a 150 rpm. Em seguida, foi adicionado 0,5% (m/v) de açafrão em pó e 0,01% (v/v) de aroma de tangerina, e as bebidas envasadas assepticamente em frascos âmbares e armazenadas a 4 °C.
Resultados e Discussão
Foram determinados os parâmetros de cor, resultando em ângulo de tonalidade (h*) entre 75,79° e 75,08°, indicando a presença de tonalidade amarela de acordo com o sólido de cor, valores de saturação (C*) de 23,62 a 23,75 e luminosidade (L*) de 39,46 a 39,67 apresentando tonalidades amareladas fortes e escuras. As caracterizações químicas das bebidas com L. latis e L. acidophilus apresentaram, pH 5,43 e 5,56; SST de 5,3 e 5,1 °Brix; acidez total titulável de 0,13 % e 0,11% (m/v) de ácido lático; capacidade antioxidante pelos radicais ABTS de 0,127 e 0,137 µmol de Trolox/mL de bebida e DPPH de 0,915 e 0,581 µmol de Trolox/mL de bebida. A caracterização microbiológica foi realizada pelo método pour plate em meios M17 e MRS, e as placas incubadas a 37 ºC/48 horas, com sobreposição de ágar para condição microaerófila, apresentando 5,5 x 106 UFC/mL de L. lactis e 2,7 x 106 UFC/mL de L. acidophilus.
Conclusão
Assim, as bebidas formuladas com coprodutos da indústria de laticínios podem ser consideradas bebidas lácteas fermentadas, apresentando propriedades bioativas por apresentarem capacidade antioxidante, além da presença de pigmentos naturais.
Área
Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos
Instituições
Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil
Autores
Elisa Alves Ellena, Nircia Isabella Andrade Pereira, Livia Batista Galinari, Tiago Antônio de Oliveira Mendes, Edimar Aparecida Filomeno Fontes