Dados do Trabalho
Título
COMPOSIÇÃO PROXIMAL E TEOR DE CAROTENOIDES TOTAIS DE FOLHAS DE OLIVEIRA
Introdução
A crescente demanda por práticas agrícolas sustentáveis tem incentivado a busca por soluções inovadoras para a gestão de resíduos agroindustriais. As folhas da oliveira (Olea europaea L.), um subproduto abundante e ainda subutilizado da produção de azeitonas e azeite, são geralmente descartadas durante o processo produtivo. No entanto, elas contêm diversos compostos bioativos com potenciais benefícios à saúde.
Material e Métodos
Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição proximal e a concentração de carotenoides das folhas de oliveira. A matéria-prima foi obtida junto a uma agroindústria localizada em Pinheiro Machado-RS. Após a coleta, as folhas foram selecionadas e armazenadas em freezer (-18 °C). Foram realizadas análises de composição proximal conforme os métodos da AOAC. A umidade foi determinada em estufa a 105 °C por 24 horas, as proteínas pelo método de Kjeldahl e os lipídios pelo método de Soxhlet. As cinzas foram avaliadas após incineração do material em estufa a 550 °C por 24 horas, as fibras pelo método de Van Soest, e os carboidratos foram calculados por diferença. O teor total de carotenoides foi obtido após extração exaustiva com metanol e acetato de etila. Os extratos foram saponificados e avaliados em espectrofotômetro a 455 nm.
Resultados e Discussão
Os resultados encontrados mostraram que as folhas possuem umidade de 49,9 ± 0,6 %. O teor de carboidratos, fibras, proteínas, cinzas e lipídeos, em base seca, foram de: 62,7 ± 0,5 %, 22,6 ± 0,3 %, 7,9 ± 0,0 %, 5,6 ± 0,4 % e 1,3 ± 0,1 %, respectivamente. Com relação ao teor total de carotenoides, o valor obtido foi de 326,9 ± 15,9 µg/g de biomassa seca.
Conclusão
Assim, devido à alta concentração carboidratos e fibras, as folhas de oliveira podem ser utilizadas como matéria-prima para processos de fermentação. Ainda, acredita-se que esse subproduto possa ser explorado com relação à extração de carotenoides.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Instituições
Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Pedro Minasi Brandão, Carla Pereira Wenderroschs Gomes, Marcelo Paula Campos, Rejane Macedo Martins, Luiz Antonio Almeida Pinto, Débora Pez Jaeschke, Anelise CHRIST-RIBEIRO