Dados do Trabalho
Título
Análise de evidências de um derramamento de petróleo: desenvolvimento de um método rápido de extração dispersiva guiada energizada para análise de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em pescado
Introdução
O desastre com derramamento de petróleo ocorrido no Brasil evidenciou a necessidade urgente de um método analítico capaz de quantificar hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em pescado de forma ágil e com confiabilidade metrológica para a tomada de decisões. Para consolidar o primeiro programa oficial de monitoramento de HPAs em pescado do Brasil, este estudo teve como objetivo desenvolver um método avançado de extração dispersiva guiada energizada (EDGE) e quantificação por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em modo tandem com fonte de ionização química à pressão atmosférica (LC-APCI-MS/MS).
Material e Métodos
A performance do método foi avaliada de acordo com as orientações do manual do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Regulamento de Execução (EU) 2021/808 da União Europeia.
Resultados e Discussão
O método desenvolvido foi validado em termos de seletividade, faixa de trabalho (1,25 – 20,0 µg kg-1), efeito matriz (erro relativo > 20%), precisão (CV < 30%), exatidão (77 – 128%), limites de detecção (0,9 – 1,25 µg kg-1) e quantificação (1,25 – 5,00 µg kg-1) e limite de decisão (2,9 – 7,8 µg kg-1). Foram analisadas 238 amostras de peixes (n = 183), camarões (n = 53) e lagostas (n = 2) coletadas entre agosto de 2021 e setembro de 2022 em estabelecimentos produtores de pescado sob fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF) provenientes de toda extensão do litoral brasileiro.
Conclusão
Os HPAs foram quantificados em 15% das amostras de pescado, com concentrações de até 69,3 μg kg-1. O HPA carcinogênico benzo[a]pireno esteve presente em 4% das amostras, com concentrações de até 42,7 µg kg-1. Este novo método aumentou o rendimento laboratorial e foi aplicado com sucesso a diferentes tipos de amostras, apoiando a monitorização de pescado após o desastre.
Área
Validação de métodos para análise de alimentos
Instituições
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina - Brasil
Autores
Ana Paula Zapelini de Melo, Rodrigo Barcellos Hoff, Luciano Molognoni, Thais Oliveira, Heitor Daguer, Pedro Luiz Manique Barreto