Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE CENTESIMAL E REOLÓGICA DA FARINHA DESENGORDURADA DA LARVA DA MOSCA SOLDADO NEGRO (Hermetia illucens) PARA USO ALIMENTÍCIO
Introdução
A farinha desengordurada de larvas da mosca-soldado-negro (Hermetia illucen; BSF) é um produto rico em proteínas e quitina. Por isso, a farinha de insetos tem sido testada em produtos alimentícios, melhorando seu perfil nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição centesimal e as propriedades reológicas da farinha desengordurada da BSF para uso na alimentação.
Material e Métodos
A farinha foi caracterizada quanto ao conteúdo proteico pelo método Kjeldahl, atividade de água (Aa) pelo Aqualab, umidade e cinzas por meio do método gravimétrico, cor pelo sistema CIE-Lab, e lipídios pelo método Goldfish. O perfil reológico foi determinado usando um texturômetro TA.TXT plus, com o aparato Kieffer Dough/Glúten Extensibility, que avaliou a extensibilidade (mm) e a resistência à extensão (g) das massas de farinha de trigo com diferentes concentrações de BSF (0%, 3%, 6%, 9% e 12%).
Resultados e Discussão
Os resultados para a resistência à extensão e extensibilidade foram submetidos à ANOVA (p<0,05). O teste de Tukey (p<0,05) foi utilizado para a comparação das médias. A farinha apresentou umidade de 2,99±0,05, cinzas de 11,32±0,03, Aa de 0,36±0,01 e proteínas de 49,84±1,14. A farinha de BSF está dentro do limite estabelecido pela legislação brasileira, garantindo segurança microbiológica. O teor de cinzas apresentou-se relativamente alto, possivelmente devido às condições de cultivo e ao processo de desengorduramento. Os tratamentos não apresentaram efeito significativo na extensibilidade (p>0,05); no entanto, observou-se o oposto para a resistência à extensão (p<0,01), que aumentou conforme os níveis de inclusão da farinha desengordurada de BSF aumentavam. Por fim, nota-se que é possível fortificar massas com a farinha desengordurada de BSF para meios alimentícios.
Conclusão
A farinha de BSF está dentro do limite estabelecido pela legislação brasileira, garantindo segurança microbiológica. O teor de cinzas relativamente alto se deu, possivelmente, por conta das condições de cultivo e pelo processo de desengorduramento. Os tratamentos não apresentaram efeito significativo na extensibilidade (p>0,05); no entanto, observou-se o oposto para a resistência à extensão (p<0,01), que aumentou conforme os níveis de inclusão da farinha desengordurada de BSF aumentavam. Por fim, nota-se que é possível fortificar massas com a farinha desengordurada de BSF para meios alimentícios.
Área
Alimentos não convencionais: fontes alternativas
Autores
Edna Santana de Sena, Sthefane Pires dos Santos, Laís Maciel Rodrigues, Jade Silva Oliveira, Iana Mascarenhas Oliveira Carneiro, Mariana Costa Souza, Jéssica Souza Ribeiro, Liz Oliveira dos Santos, Renato Souza Cruz, Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro