Dados do Trabalho
Título
Biscoito de Mel Multifloral com Farinha de Araruta (Maranta Arundinácea): Desenvolvimento e Caracterização Físico-Química
Introdução
A busca por um estilo de vida sustentável e hábitos alimentares saudáveis tem priorizado alimentos funcionais que beneficiam o organismo. Nesse contexto, a combinação de mel multifloral e farinha de araruta (Maranta arundinácea) se destaca pelo sabor, textura e valor nutricional. O mel multifloral, produzido por cooperativas do centro-norte baiano a partir da abelha Apis mellifera, possui propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais, além de ser uma rica fonte de carboidratos naturais. Apesar do valor comercial elevado, o mel é justificado nos biscoitos pela contribuição ao sabor, textura e cor, além de atrair consumidores preocupados com a saúde. No entanto, a exposição ao calor durante o cozimento pode degradar parcialmente os compostos bioativos do mel. A farinha de araruta, proveniente de São Felipe (BA), é uma excelente fonte de fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal. A combinação do mel multifloral e farinha de araruta é uma estratégia viável para a formulação de um novo produto de panificação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar biscoitos de mel multifloral com farinha de araruta quanto a parâmetros físico-químicos e conteúdo de minerais.
Material e Métodos
Para o desenvolvimento, misturaram-se farinha de araruta (290g), canela em pó (2g), manteiga (100g), sal (5g) e mel multifloral (115g). A massa foi congelada a -17°C por 35 minutos para firmar a gordura, facilitar o manuseio e evitar que os biscoitos se espalhem durante o cozimento. Posteriormente, os biscoitos foram assados a 180°C por 17 minutos. As análises de caracterização foram realizadas em triplicata, conforme a AOAC. Resultados expressos em g/100 g-1: umidade (5,82 ± 0,02), cinzas (0,82 ± 0,01), lipídios (2,04 ± 0,05), proteínas (1,39 ± 0,01) e carboidratos (89,93 ± 0,02); pH (5,49 ± 0,1), Grau Brix (25,0 ± 0,2), atividade de água (0,525 ± 0,013) e os minerais Fe (1,27 ± 0,01), Cu (0,72 ± 0,04), Zn (1,58 ± 0,06), Mn (0,11 ± 0,01) determinados por FAAS.
Resultados e Discussão
As principais vantagens deste produto são a ausência de glúten, presença de carboidratos naturais e fonte de fibras. A associação do mel multifloral e da farinha de araruta resultou em um alimento nutritivo e com grande potencial econômico.
Conclusão
As principais vantagens deste produto são a ausência de glúten, presença de carboidratos naturais, agentes antioxidantes e fonte de fibras. A combinação de mel multifloral e farinha de araruta resultou em um alimento com alto valor nutritivo. Este produto, além dos benefícios nutricionais para a saúde, possui grande potencial econômico, sendo uma opção viável para aqueles que buscam uma alimentação saudável.
Área
Alimentos não convencionais: fontes alternativas
Instituições
Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil
Autores
Alessandro Da Silva Ribeiro, Luís Fernandes Pereira Santos, Kaico Damacena De Souza, Daniela Gomes Dos Santos, Tábata Michelle Lima Silva, Laíse Santos Matos Do Espírito Santo, Orlando Vilela Junior, Euzélia Lima De Souza