Dados do Trabalho
Título
Resíduos de antibióticos em ovos de consumo produzidos e comercializados na cidade de Maputo, Moçambique
Introdução
O uso indiscriminado de antibióticos, pode resultar na ocorrência de seus resíduos nos alimentos de origem animal, incluindo os ovos de consumo. A presença de resíduos de antibióticos (RAs) representa uma grande preocupação para a saúde pública, devido os efeitos tóxicos dessas substâncias e a ocorrência de resistência antimicrobiana, no consumidor. A presente pesquisa, teve como objetivo avaliar a ocorrência de RAs em ovos de consumo, produzidos e comercializados na cidade de Maputo – Moçambique
Material e Métodos
Um total de 50 amostras de ovos foram adquiridas em 3 mercados municipais e 2 produtores locais. As amostras coletadas foram acondicionadas em plástico estéril, codificadas, transportadas em caixas de papelão até o laboratório e conservadas a temperatura de 10 à 15°C até o momento da análise (24h). Para a avaliação de RAs foram preparadas e analisadas as amostras de clara de ovo, gema do ovo e no ovo inteiro, pelo método de inibição microbiana (difusão em agar), usando a técnica de quatro placas, preconizada da União Europeia (EU4pt).
Resultados e Discussão
Foram detectados RAs em todas amostras (100%) de ovo inteiro e claras do ovo. Uma taxa de positividade relativamente menor foi observada nas gemas dos ovos com 76% (50/38). Os halos de inibição, em milimetros (mm), nas amostras positivas variavam de 3,3±5,0 à 14,3±1,7 em amostras de ovo inteiro; 13±1,9 à 21,1±0,5 nas amostras de clara, 2,3±4,6 à 13,6±1,6 em amostras de gema do ovo. Relativamente aos grupos de antibióticos testados, 100% das amostras apresentaram positividade aos RAs pertencentes ao grupo dos beta-lactâmicos e aminoglicosídeos, seguido por sulfonamidas com cerca de 88% (44/50) e por fim o grupo de macrolídeos com 78% (39/50). Os ovos produzidos e comercializados na cidade de Maputo representam potencial risco à saúde pública, no entanto é necessária a realização de análises de quantificação dos níveis de RAs presente nas amostras de ovos e o estudo de avaliação de risco. Adicionalmente é fundamental que sejam implementadas medidas de monitoria e controlo desses resíduos em alimentos.
Conclusão
Os ovos produzidos e comercializados na cidade de Maputo representam potencial risco à saúde pública, no entanto é necessária a realização de análises de quantificação dos níveis de RAs presente nas amostras de ovos e o estudo de avaliação de risco. Adicionalmente é fundamental que sejam implementadas medidas de monitoria e controlo desses resíduos em alimentos.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Autores
Pedro Hermenegildo Mungambe, David Silva da Costa, Emelda Orlando Simbine-Ribisse, Agnaldo Joaquim Manhiça, Charmila Mussagy