Dados do Trabalho


Título

A MEDIÇÃO DOS SÓLIDOS SOLÚVEIS EM LARANJAS INTACTAS É TÃO ACURADA E PRECISA QUANTO AQUELA MENSURADA NO SUCO

Introdução

O teor de sólidos solúveis totais (SST) é um importante parâmetro para a identificação do ponto ótimo de colheita e para a avaliação da qualidade da laranja. A refratometria, técnica de referência atualmente empregada para sua mensuração, depende da colheita e processamento dos frutos, o que provoca desperdício e torna o processo mais demorado. A espectroscopia NIR, por outro lado, possibilita a avaliação de frutos intactos, inclusive na própria planta, desde que haja modelos que relacionem de maneira precisa e acurada o dado da técnica de referência com o dado espectral. O objetivo deste estudo foi avaliar a acurácia e a precisão de dados de SST preditos pela técnica NIR (PRED) em laranjas pera intactas.

Material e Métodos

Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com 25 repetições (frutos) e dois tratamentos, PRED e REF (dados gerados por refratometria). PRED e REF foram mensurados em cada fruto em duplicata. Cada réplica de PRED foi obtida pela mensuração da reflectância em espectrômetro microNIR OnSite W em quatro pontos ortogonais entre si situados na região equatorial do fruto. Os dados de reflectância foram interpolados em modelo previamente desenvolvido utilizando-se 203 laranjas pera, cujos parâmetros estatísticos de qualidade foram: Coeficientes de determinação de calibração (R2Cal) = 0,84 e de validação (R2Val) = 0,81; Raiz quadrada do erro médio de calibração (RMSEC) = 0,69 e de validação cruzada (RMSECV) = 1,00. As réplicas de REF foram mensuradas com refratômetro ATAGO Palette PR32α no suco de cada um dos frutos avaliados para PRED. A acurácia de PRED foi avaliada pela comparação dos seus resultados com aqueles gerados por REF utilizando-se o teste t pareado a 95% de probabilidade. Para a avaliação da precisão, foram comparadas as variâncias de PRED e REF, por meio do teste F a 95% de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o software R.

Resultados e Discussão

Os valores de SST dos frutos oscilaram entre 9,3 e 13,2%. As médias de REF e PRED foram respectivamente de 10,5 e 10,6%.

Conclusão

Os tratamentos não diferiram estatisticamente pelos testes t e F, indicando que a acurácia e a precisão dos dados preditos pelo NIR são equivalentes àquelas dos dados refratométricos.

Área

Validação de métodos para análise de alimentos

Instituições

EMBRAPA - Sergipe - Brasil, Spectral Solutions - São Paulo - Brasil

Autores

Bruno Trindade Cardoso, Patrícia Santos da Silva, Amanda Rodrigues Santos, Leonardo Barbosa Leal, Raphael Quintão Leite, Luís Felipe Merenholz de Aquino