Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DA CASCA DE CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum) PARA ESTUDO DA VIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM NOVOS PRODUTOS

Introdução

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é um fruto nativo da floresta amazônica com grande potencial econômico e social. A polpa e as sementes são os principais focos de interesses comerciais, sendo a casca (42% do fruto), o principal resíduo gerado no processamento e ainda pouco explorado economicamente, possuindo potencial poluente, devido à demanda crescente pelo fruto. Logo, o estudo objetivou caracterizar a casca de cupuaçu, avaliando a sua composição, para futura aplicação no desenvolvimento de novos produtos e/ou ingredientes funcionais.

Material e Métodos

Foi produzida uma farinha da casca, a qual foi deslignificada e modificada com celulase, sendo as amostras submetidas às análises de composição centesimal, índice de retenção de água (IRA) e óleo (IRO), microscopia óptica e de varredura e fitoquímicos.

Resultados e Discussão

A casca do cupuaçu possui predominantemente alto teor de umidade (59,04%), minerais (7,72%) e fibras totais (33,34%, onde 29,96% são fibras insolúveis e 3,38% solúveis). Em relação ao IRA e IRO, quando comparadas às fibras deslignificadas (FD) e modificadas (FM), FM apresentou maiores valores de IRA (FD: 7,51 g/g e FM: 7,83 g/g) e IRO (FD: 3,39 g/g e FM: 3,96 g/g) o que pode ser explicado pelo processo de modificação enzimática, comprovado pela microscopia, onde observa-se que o processo proporcionou um aumento na porosidade. Quanto aos fitoquímicos, a casca de cupuaçu teve resultados positivos para purinas, cumarinas e flavonoides e negativos para taninos, polissacarideos, saponinas, alcaloides e triterpenos.

Conclusão

A casca de cupuaçu se apresentou como uma excelente fonte de fibras e minerais, bem como um material com propriedades tecnológicas desejáveis constatadas pelos valores de IRA e IRO, além da presença de metabólitos secundários importantes e de interesse farmacêutico como os flavonoides e cumarinas, sendo assim, um resíduo promissor a ser utilizado em novos produtos ou como ingrediente com propriedades funcionais, promovendo a diminuição de possíveis impactos ambientais relacionados ao seu descarte.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

Universidade Federal do pará - Pará - Brasil

Autores

Luiz Felipe Monteiro da Silva Felipe Silva, Mickelly Farias e Silva Farias Silva, Luana Gessica do Carmo da Silva Gessica Silva, Edna Regina Amante Regina Amante, Antonio Manoel da Cruz Rodrigues Manoel Rodrigues, Luiza Helena Meller da Silva Helena Silva