Dados do Trabalho
Título
RELAÇÃO ENTRE MATRIZ ALIMENTAR E ROTULAGEM NUTRICIONAL NA ACEITAÇÃO DE ALIMENTOS
Introdução
Devido, principalmente a praticidade, há no Brasil um grande consumo de alimentos industrializados. A rotulagem desses produtos é obrigatória e segue as normas publicadas pelos órgãos regulatórios, já que o consumidor tem o direito de saber o que irá ingerir. Recentemente, a legislação sobre rotulagem nutricional de alimentos e bebidas foi alterada visando facilitar o entendimento dessas informações pelo público. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil de consumidores e estabelecer uma relação entre alimento industrializado e rótulo.
Material e Métodos
Para tanto, um questionário online foi aplicado à 400 voluntários, com perguntas sobre o perfil socioeconômico e situações de consumo.
Resultados e Discussão
Os resultados mostraram que 32 % eram do gênero masculino e 68 % feminino; com residência nas regiões sudeste (87,5 %), sul (3,75 %), nordeste (3,5 %), norte (3 %), centro-oeste (1,75 %) e fora do país (0,5 %). A faixa etária predominante foi de 21 e 40 anos, totalizando 60 % dos entrevistados e o grau de escolaridade de maior indicação foi superior incompleto (27,5 %) e pós-graduação completa (25,8 %), e a maioria com renda familiar mensal entre 2 e 3 salários mínimos (37 %); e entre 4 e 7 salários mínimos (26 %).
Em relação ao consumo, 72,5 % dos entrevistados perceberam alteração nos rótulos atuais, 74,5 % leem os rótulos regularmente; os fatores que mais observam durante a compra são validade (83,8 %) e lista de ingredientes (58,5 %). Sobre a importância de ler os rótulos 70,3 % disseram que é quando o produto é adquirido pela primeira vez. Perguntados se já tinham deixado de comprar algum produto devido ao seu alto teor de gordura, sódio ou açúcar adicionado, 76 % afirmaram que sim. Dos alimentos que consideram necessário maior preocupação em observar a rotulagem, leite, iogurte e queijos foram apontados com 62,75 %, alimentos enlatados, conservas e patês com 61 % e comidas congeladas e embaladas com 60,25 %.
Conclusão
Conclui-se que foi possível caracterizar o perfil de consumidores entrevistados e elencar algumas situações de percepção das informações contidas nas embalagens importantes para entender o processo de compra, segundo a visão do consumidor, na relação alimento/rótulo.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Instituições
Universidade Federal de São João Del-rei - Minas Gerais - Brasil
Autores
ANA CAROLINA FONSECA E SILVA, Ana Paula Coelho M. Silva, Aline Cristina Arruda Gonçalves