Dados do Trabalho


Título

LIOFILIZAÇÃO DE EXTRATO FENÓLICO DA CASCA DA JABUTICABA (Plinia cauliflora) COM PROTEÍNAS DO SORO

Introdução

A casca da jabuticaba é rica em compostos bioativos (CB), principalmente antocianinas e flavonoides. A ingestão destes CB é benéfica à saúde humana, pelo potencial antioxidante e anti-inflamatório. Entretanto a preservação destes CB é um desafio à indústria, pois são instáveis às variáveis de processamento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização das proteínas do soro (PS) como material de parede para a encapsulação do extrato da casca da jabuticaba.

Material e Métodos

As partículas obtidas da liofilização do extrato de casca de jabuticaba com PS foram analisadas quanto ao potencial zeta, tamanho de partícula (TP) e fluorescência em pH 4,5, que é o ponto isoelétrico das PS, e também em pH 2, no qual as antocianinas apresentam maior estabilidade. O extrato, foi obtido por meio de extração em álcool 70% v/v, em ultrassom por 50 minutos a 45 kHz a 40ºC, 75 mL do extrato rotoevaporado foi adicionado a 225 mL de solução proteica 10% m/v, teve o pH ajustado em 2 e 4,5, por meio do uso de HCl e NaOH, foi levada ao liofilizador, as cápsulas obtidas foram diluídas a 3% m/v e foi realizada a leitura no Zeta Sizer NanoSeries, para fenólicos totais (FT) as cápsulas tiveram fator de diluição de 20% m/v.

Resultados e Discussão

Todas as cápsulas apresentaram fluorescência, logo há antocianinas nas amostras, com as interações CB e PS é possível preservar CB tanto em pH ótimo para antocianinas, como em variação de pH, tendo 1793,20 mg/L de FT em pH 2 e 1852,99 mg/L de FT em pH 4, com as amostras em pH 2 variando o TP de 93,48 a 1034 d.nm, com zeta de -27,9 +- 0,64, enquanto as amostras em pH 4 TP de 157,4 a 4664 d.nm com zeta de -13 +- 0,53.

Conclusão

As cápsulas em pH 2 possuem maior módulo de interação entre as PS e os CB e em pH 4 a 3,23% a mais FT, pela baixa diferença de FT o pH 2 se torna o mais favorável quimicamente.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil

Autores

THERYS SENNA DE CASTRO OLIVEIRA, Gustavo Lucas Silva Campos, Arthur Vinicius de Abreu Oliveira, Johnny Hebert Oliveira Guerra, Amanda Lais Alves Almeida Nascimento, Pedro Henrique Campelo, Evandro Martins, Paulo Cesar Stringheta