Dados do Trabalho
Título
ESTUDOS BIOMÉTRICOS DO FRUTO DO AÇAÍZEIRO COMO PAR METROS DE RASTREABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA
Introdução
A incidência cada vez mais frequente de contaminação e adulteração da polpa de açaí aumentou a preocupação dos consumidores com a segurança alimentar. O Estado do Pará corresponde a 94,03% em relação ao ranking nacional de quantidade produzida em toneladas de frutos de açaí, onde a região do Baixo Tocantins e a Ilha do Marajó se destacam como principais centros produtores, responsáveis por cerca de 80% da produção estadual.
Material e Métodos
Diante deste contexto este trabalho teve como objetivo estudar os frutos oriundos de 60 produtores de açaí nos municípios do Baixo Tocantins, estado do Pará, através da biometria do fruto, rendimento em polpa e óleo como forma de implantar o sistema de rastreabilidade na cadeia produtiva do açaí, assim como ofertar treinamento em boas práticas de colheita e pós-colheita dos frutos e manejo das áreas. Para tal, foram estudados o diâmetro e massa dos frutos, rendimento em polpa e óleo e estudo da lipidômica dos frutos de várzea (área alagada) e área de terra firme (açaí plantado).
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos mostraram que houve variação de 1,15 a 1,65 cm para o diâmetro, não havendo diferença estatística para os frutos de várzea e terra-firme. Em relação à massa dos frutos, as mesmas variaram de 0,829 a 2 gramas. Foi observado, após as análises realizadas, que os melhores rendimentos em polpa, foram encontrados em frutos de peso mediano (1,35 a 1,65 gramas), para todos os frutos estudados, independente do corredor de produção. Já no estudo da lipidômica, a fração lipídica é composta majoritariamente por 26,17% de ácido palmítico, 57,39% ácido oleico e 11,99% de ácido linoleico. Os produtores que receberam treinamento e manejo, perceberam que aumentou a produtividade dos frutos nas áreas trabalhadas.
Conclusão
Com a aplicação das técnicas e os resultados obtidos observamos que a rastreabilidade pode ser implantada para identificação das localidades de onde provém os frutos para processamento e consumo.
Área
Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos
Instituições
UFPA - Pará - Brasil
Autores
MARCIA GLEICE DA SILVA SOUZA, Ediluci do Socorro Leôncio Tostes, Alberdan Silva Santos, Claudio Cavalcanti Ribeiro