Dados do Trabalho
Título
BIODEGRADAÇÃO EM SOLO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E POLIOIS
Introdução
Embalagens sintéticas derivadas do petróleo descartados de forma inadequada causam prejuízos ambientais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a biodegradação em solo de filmes biodegradáveis e sua utilização como futuro promissor para redução do impacto ambiental. Os filmes foram obtidos com 3 % de amido seco (60 ºC/24h), 30 % de glicerol (AG) e etanol (AE) em 100 mL de água destilada.
Material e Métodos
As soluções foram homogeneizadas e colocadas em banho-maria a 90 ºC/ 30 min. Para obtenção dos filmes, foram adicionados 120 ml de cada solução em recipientes de silicone (22 cm de diâmetro/2,5 cm de altura), secas em estufa a 35°C/ 17h. Para efeito de comparação nos testes de biodegradação foi utilizado o filme comercial PVC Policloreto de vinila. Para o teste de biodegradação foram utilizados potes plásticos (8 cm de diâmetro) com 180 g de solo coletado da UFPA (umidade inicial 26,97±0,69). As amostras de filmes foram cortadas (2x3 cm) e secas a 60 ºC, até peso constante (m0). Posteriormente, foram colocadas em envelope de malha de polietileno (2,5x7 cm), enterradas nos potes plásticos (8cm de diâmetro) a 4 cm da superfície e mantidas a 22 ± 2 °C. Durante o experimento a umidade do solo foi mantida em 40% adicionando água periodicamente. Ao final de 15 dias as amostras foram removidas do solo, lavadas com água destilada e secas em estufa a 60 ºC até peso constante (mf), e pesadas. O grau de degradação dos filmes foi calculado em função da perda de massa (%PM) = ((m0 - mf)/m0*100)).
Resultados e Discussão
Como esperado o filme PVC apresentou a menor (p ≤ 0,05) %PM de 0,66±0,12c, que pode estar relacionado a pequena quantidade de água ainda presente na amostra pela umidificação periódica do solo, seguido do AE de 16,03±0,73b e AG 20,02±0,41a. O glicerol apresenta três grupos hidroxilas disponíveis como nutrientes para maior assimilação pelos microrganismos comparados ao etanol que possui somente uma. Vale ressaltar que o etanol é um composto bactericida, o que pode ter dificultado a ação microbiana.
Conclusão
Por tanto, o uso de materiais biodegradáveis para produzir embalagens é muito importante para evitar a poluição ambiental.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Autores
WESLEY LIMA COSTA, LUCAS RIBEIRO, GLEICE LAGO, GLAUCE PEREIRA, JOSÉ REGO, DAVI BRASIL