Dados do Trabalho


Título

Determinação das propriedades mecânicas de filmes com resíduo do processamento de bala tipo "sticks" e diferentes polímeros

Introdução

A embalagem plástica convencional leva mais de 400 anos para se decompor. Dito isso, sabe-se que a maior parte das embalagens desenvolvidas atualmente tem como destino a indústria de alimentos. Novos polímeros, muitas vezes advindos de subprodutos de processamentos, estão sendo utilizados como alternativa sustentável à embalagem plástica. O desempenho desses novos filmes em equipamentos de transformação e conversão nas indústrias de embalagens flexíveis está intimamente ligado às propriedades mecânicas. Por isso, é crucial conhecer e controlar os seus valores. O presente trabalho teve como objetivo determinar as propriedades mecânicas dos filmes e blendas incorporados com resíduos de bala do tipo “sticks” e diferentes polímeros.

Material e Métodos

Foram elaborados filmes padrões de metilcelulose, alginato de sódio, mucilagem de chia (MC) e resíduo da bala, bem como nove blendas com diferentes proporções das matérias-primas. As propriedades mecânicas de resistência à tração (MPa) e elongação na ruptura (%) foram determinadas utilizando texturômetro.

Resultados e Discussão

A resistência à tração das blendas foi baixa, variando de 0,44 a 5,29 MPa. Geralmente, valores mais altos de resistência à tração e alongamento são necessários para que os filmes tenham uma maior aplicabilidade devido à necessidade de proteção dos produtos embalados. Entretanto, a aplicação final do filme depende de outros fatores, como solubilidade, permeabilidade ao vapor de água, dentre outros. Na elongação a ruptura, as blendas apresentaram aumento em relação aos filmes padrões, com destaque para as blendas com metilcelulose, MC e resíduo de bala. Dentre as blendas desenvolvidas, a blenda com MC e resíduo de bala com metilcelulose (1:3) apresentou maior resistência a tração (5,29 MPa) e a blenda com MC e resíduo de bala com alginato de sódio (1:1) apresentou maior capacidade de elongação (20,37%).

Conclusão

Os valores inferiores das propriedades mecânicas das blendas em relação aos filmes padrões pode ser explicado pela possível alta porcentagem de cristalinidade das blendas. Logo, os filmes desenvolvidos apresentaram propriedades bastante interessantes do ponto de vista tecnológico e ambiental, que, apesar de não apresentar um bom valor de resistência à tração, possui um bom valor de elongação, podendo ainda assim, pode possuir uma boa aplicabilidade.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

CAROLINE COSTA PERAZA, STEFANNY PEREIRA ATANNES, RAFAELLA WAILLA PEREIRA, NATASHA SPINDOLA MARASCA, SIBELE SANTOS FERNANDES