Dados do Trabalho


Título

EFEITO DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO EM REFLUXO NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DA GELATINA DE ESCAMA DA PESCADA AMARELA (Cynoscion Acoupa)

Introdução

O pescado e seus subprodutos vêm sendo estudados como fonte potencial de proteína gelatinosa. O processo de filetagem do pescado apresenta rendimento em torno de 30 a 50%. E a Pescada Amarela (Cynoscion Acoupa) por ser um dos peixes com maior produção extrativa marinha no litoral brasileiro, apresenta grande participação na geração de resíduos, tais como escamas. Estratégias de valorização vem sendo pensadas para agregar valor aos subprodutos trazendo vantagens econômicas e ecológicas. Para a produção de gelatina é necessário processos eficientes que gerem um bom rendimento e resultem em gelatinas com propriedades excelentes para aplicação comercial. Diante disso, o objetivo deste trabalho, consiste em avaliar o efeito da extração em refluxo nas propriedades da gelatina obtida de escama da Pescada Amarela (Cynoscion Acoupa).

Material e Métodos

As escamas foram pré-tratadas em solução de Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e depois imersas em solução de Hidróxido de sódio (NaOH). Seguiu-se com extração em refluxo, foi adicionada 40 g de escama em solução de ácido cítrico (pH 2), o processo ocorreu em temperatura de 100°C por 1 hora à pressão atmosférica, depois, a solução resultante foi filtrada e seca em estufa com circulação de ar, posteriormente analisada quanto à propriedades tecnológicas (rendimento, atividade de água, força do gel, ponto de fusão, capacidade de formar espuma e capacidade emulsificante).

Resultados e Discussão

A gelatina extraída apresentou rendimento de 15,87±1,88 (%), força do gel 429,5±4,4 (bloom g), ponto de fusão 27,9±1,1 (°C), capacidade emulsificante (CE) 70,4±1,9 (%), capacidade de formar espuma (CFE) 248,8±5,0/1%, 263,3±2,9/2% e 313,1±5,0/3%, além disso, atividade de água 0,230±1,0, sendo, resultados superiores e promissores quando comparados, aos apontados na literatura para gelatinas de pescada amarela, obtidas por outros métodos de extração.

Conclusão

Dessa forma, o método químico empregado melhorou e potencializou as propriedades tecnológicas da gelatina, para
aplicação desta em diversos setores industriais, gerando um produto personalizado de acordo com necessidades específicas. Além disso, as escamas de peixe apresentaram viabilidade para obtenção de gelatina, agregando cada vez mais valor aos diversos subprodutos das indústrias pesqueiras amazônicas.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

Maria Dielem Sousa Correa, MAURICIO MADSON DOS SANTOS FREITAS, Lúcia de Fátima Henriques Lourenço