Dados do Trabalho


Título

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE BOLO DE BANANA COM FARINHA DE ARROZ

Introdução

Em se tratando das relações entre a responsabilidade social e a sustentabilidade, as ONGs assumem um papel de destaque, para alcançar com poucos recursos materiais e financeiros uma inserção na melhoria da sociedade em vulnerabilidade. Aliando-se à realidade social ao conhecimento, acadêmicos do Curso de Nutrição, desenvolveram uma receita saudável e sustentável com ingredientes da captação da doação, para ser absorvido na cadeia de geração de recursos de uma ONG do município de Petrópolis-RJ, que tem como meta a venda do produto para pousadas.

Material e Métodos

Critérios: escolha dos ingredientes (disponibilidade de doação e/ou de baixo custo e receita (fácil preparo, uso integral do alimento, reduzido de consumo de energia e de equipamentos, potencialidade de venda em pousadas locais e hotéis). Priorizou-se no bolo (BBFA) ingredientes básicos de doação: banana, aveia em flocos, farinha de arroz, açúcar refinado e óleo de soja. Com o propósito de conhecer à aceitabilidade aplicou-se teste sensorial para avaliação dos atributos: sabor, textura, cor, aroma e impressão global (IG) participaram da análise sensorial 104 julgadores não treinados de ambos os gêneros. Utilizou-se escala hedônica estruturada de 5 pontos (onde a nota 1 correspondeu a desgostei muitíssimo e a nota 5 gostei muitíssimo). A intenção de compra dos provadores foi avaliada com ficha 5 pontos, ancoradas em nota 1 para certamente não compraria e nota 5 para certamente compraria. Por meio do teste pareado verificou-se a escolha das embalagens (forma retangular (R) e redonda-(R)). As análises foram realizadas no Petrópolis Business 2023. Calculou-se o índice de aceitabilidade (I.A.) conforme DUTCOSKY (produtos com I.A. ≥ 70% apresentam boa aceitabilidade).

Resultados e Discussão

No teste de aceitação, o I.A. de cada atributo foi: sabor 99%, aroma 94,4%, textura 98,28%, cor 96% e IG 97%. No teste de intenção de compras destacou-se: 76,7% decididamente compraria e 20,4% provavelmente compraria, totalizando 97,1% de intenção de compra. Para a embalagem verificou-se que 82,1% preferiram a retangular. O produto apresentou boa aceitabilidade sensorial para todos os atributos avaliados, sendo promissor para atender a ONG.

Conclusão

Foi viável a elaboração BBFA, com boa aceitabilidade a partir dos itens de doação da ONG. Desenvolver estratégias para captação de recursos é também articular grupos que detém conhecimento técnico científico para aplicar o saber na geração destes.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

CRISTIANE DE ALBUQUERQUE MELLO, Cintia Azara, Caroline Geoffroy, José Ferrari, Leonardo Wilbert, Marcia Dutra, Alvaro Grillo