Dados do Trabalho


Título

ISOLAMENTO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HEMAGLUTINANTE DA LECTINA PSIDIUM GUAJAVA AGLUTININA (PGA) EXTRAÍDA DAS FOLHAS DE GOIABEIRA (Psidium guajava L.)

Introdução

A goiabeira (Psidium guajava L.), família Myrtaceae, possui em suas folhas e semente diversos componentes, incluindo a lectina. Originada do latim “lectus”, que significa “selecionado” ou “escolhido”, as lectinas são glicoproteínas não imunológicas, capazes de ligar-se reversivelmente a um mono ou oligossacarídeo específico na superfície de hemácias, tendo a aglutinação dos eritrócitos como resposta. Sendo assim, objetivou-se extrair a lectina “Psidium guajava aglutinina” (PGA) das folhas de goiabeira, seguido pela avaliação pelo teste hemaglutinante (AE) em hemácias tipo B-.

Material e Métodos

Primeiramente, as folhas da goiabeira foram higienizadas com hipoclorito de sódio a 20 ppm/15 minutos e secas em estufa a 50 °C overnight. Secas, as folhas foram moídas e classificadas por tamis de 25 mesh. O farelo foi disperso em tampão fosfato de sódio (TFS) 20 mM (pH 11,5), na proporção de 1:10 (m.v-1). Em seguida, foi submetido a agitação mecânica por 60 minutos, à temperatura ambiente de (25 ± 2) °C. O extrato foi centrifugado a 4000 rpm/30 minutos à 4 °C, o sobrenadante foi recolhido e ajustado para pH 4,5 para induzir a precipitação proteica. O isolado proteico (IP) foi submetido a uma segunda centrifugação e o precipitado foi ressuspenso em água e pH ajustado para 7,0. O IP foi armazenado em temperatura de (-16 ± 2) °C. A AE da PGA foi determinada como a razão entre maior diluição de amostra que promoveu a aglutinação total de eritrócitos (HU) e a concentração de proteína no extrato (mg). Utilizou-se uma suspensão de hemácias (SH) do tipo B- a 5 % (v.v-1) e uma diluição seriada de base 212. O teste de hemaglutinação foi realizada em placa de ELISA onde 50 µL TFS 20 mM (pH 7,2), 50 µL da amostra e 50 µL da SH. O controle consistiu em 100 µL TFS 20 mM (pH 7,2) e 50 µL da SH.

Resultados e Discussão

Após 1 hora de incubação, observou-se uma reação positiva com HU de 128 e AE de 110,92 HU.mg-1.

Conclusão

Portanto, através do teste de hemaglutinação, comprovou-se a presença da lectina PGA no IP após a mesma se ligar aos sítios específicos na superfície das hemácias do tipo B-.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

DEBORA LEMOS DA SILVA, Ivonea Soares do Nascimento, Jennifer Renata Brasil dos Santos, Márjorie Castro Pinto Porfirio, Jonathan Barbosa Santos, Yara Gomes de Souza, Rafael da Costa Ilhéu Fontan