Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES INTELIGENTES A BASE DE AMIDO DE MILHO INCORPORADOS COM ANTOCIANINAS

Introdução

Visando atender as demandas crescentes no mercado de embalagens de alimentos por materiais biodegradáveis, foram desenvolvidos filmes à base de amido de milho (5% p/p) sensíveis ao pH, contendo antocianinas extraídas de bagaços de uva e acerola, separadamente, e submetidos ao tratamento com plasma de Descarga de Barreira Dielétrica (DBD).

Material e Métodos

Com o objetivo de caracterizar variações nas propriedades físico-químicas, tais como: Umidade, Solubilidade, Ângulo de contato, Amilose, Permeabilidade ao Vapor de Água (PVA), Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), e estudar as mudanças de cor em diferentes soluções tampão

Resultados e Discussão

Não houve diferenças significativas para umidade, solubilidade, amilose e ângulo de contato nas amostras que não passaram pelo plasma (A-C / U-C), mantendo as características estáveis do filme de amido, mesmo com adição dos extratos. A solubilidade e o ângulo de contato dos filmes submetidos ao DBD - 200 Hz por 20 min, (A-P / U-P) reduziu cerca de 30%, o que pode estar atribuído a funcionalização das superfícies. Através dos espectros de FTIR, não houve surgimento de novas bandas, apenas aumento de intensidade nas faixas referentes ao estiramento OH nas amostras A-P e U-P. A região da estrutura do amido (950 cm-1) foi preservada em todas as amostras. A PVA foi ligeiramente menor nas amostras passadas pelo plasma, seguindo a tendência das análises anteriores, estando em adequação para materiais poliméricos aplicados a embalagens alimentícias. Os pigmentos dos extratos são antocianinas, que são capazes de alterar sua estrutura e consequentemente sua cor, na presença de ácidos ou bases. Os filmes com extrato de acerola mantiveram a cor original diante de vários pH’s, ou seja, a acidez ou basicidade do meio não influenciaram na pigmentação do filme. Já os filmes com extrato de uva, a partir do pH 8 apresentaram mudança de coloração, saindo do tom roxo para o verde, característico do meio básico, que pode indicar a deterioração de certos alimentos, como carne.

Conclusão

Os efeitos do plasma nos filmes, sugerem que essa tecnologia tem potencial para modificar suas propriedades de interesse e manter o indicativo de alteração de pH, através das antocianinas, para apontar frescor dos alimentos.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

FABIANO ANDRE NARCISO FERNANDES, Mayara Lima Goiana