Dados do Trabalho


Título

MISTURA PRONTA COM INCORPORAÇÃO DE TORTA DE BURITI: INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NA ACEITAÇÃO SENSORIAL DE BISCOITO

Introdução

A crescente procura por misturas prontas para o preparo de alimentos tem requerido mais estudos para compreender a interação entre fatores extrínsecos e atributos sensoriais desses produtos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência das características visuais de um protótipo de embalagem de mistura pronta com incorporação de torta de buriti, para produção de produtos de panificação distintos (bolos, pão de mel e biscoitos) na aceitação sensorial de amostra de biscoito e expectativas geradas em consumidores.

Material e Métodos

Foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo análise sensorial e questionários sobre o perfil socioeconômico e comportamento de compra de misturas dos consumidores. A participação foi condicionada a concordância e assinatura do termo de consentimento livre esclarecido (nº CAAE: 97454718.1.0000.5149). Utilizando escala hedônica de 9 pontos, o estudo foi conduzido em três sessões sensoriais: na primeira sessão (teste-cego), os consumidores avaliaram o biscoito (preparado com a mistura pronta), sem obter informação sobre a embalagem; na segunda sessão (teste da embalagem) expressaram suas expectativas (alta, média ou baixa) em relação ao biscoito preparado com a mistura; na terceira sessão (teste biscoito e da embalagem), avaliaram o biscoito novamente, observando a embalagem e responderam se o produto atendeu às expectativas. Foram acolhidas as intenções de compra, consumo e valor que pagariam pelo produto. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste t de student (p≤0,05).

Resultados e Discussão

O teste sensorial foi composto por 60 participantes, sendo 68,3% do gênero feminino, com idade entre 18 e 25 anos (76,7%), nível superior incompleto (61,7%), com hábito de comprar mistura pronta (93,3%) e se consideravam “muito influenciados(as)” pela embalagem (73,3%). As características visuais da embalagem influenciaram significativamente na aceitação sensorial, apenas, em relação ao atributo aparência. A alta expectativa gerada pela embalagem foi confirmada com a indicação da qualidade sensorial do biscoito igual ou superior ao esperado. A intenção de compra e consumo ficaram entre “provavelmente compraria” e “consumiria frequente ou ocasionalmente”. Os consumidores (68,3%) estavam dispostos a pagar de R$ 15,00 a R$ 17,50 reais por embalagem.

Conclusão

Infere-se, que as características visuais da embalagem de uma mistura pronta, podem influenciar na aceitação sensorial e beneficiar as expectativas relacionadas aos produtos.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIUZE LOYANNY PEREIRA OLIVEIRA, LARA LAFETA ROCHA, MARIANA Stefanny Almeida SILVA, Emilly SOARES SANTOS, Maria Eduarda OLIVEIRA GONÇALVES, Nicoly RODRIGUES, Maria Amanda CARMO SOUZA, MARCELLA GONÇALVES OLIVEIRA, Juliana PINTO LIMA, CLAUDIA REGINA VIEIRA