Dados do Trabalho


Título

CARACTERÍSTICAS DE ANÁLOGOS DE QUEIJO COMERCIALIZADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO-BRASIL

Introdução

A demanda por um estilo de vida saudável e sustentável têm impulsionado o mercado de alimentos à base de plantas quanto à elaboração de alimentos alternativos de "queijos" de origem não láctea.

Material e Métodos

O presente estudo objetivou verificar a disponibilidade de produtos análogos de queijo comercializados no estado de São Paulo, avaliar seu conteúdo nutricional e adequação à legislação de rotulagem vigente. Pesquisou-se alimentos análogos de queijo disponíveis no comércio em março de 2024 e, posteriormente, seus rótulos foram avaliados.

Resultados e Discussão

Foram encontrados 43 diferentes produtos disponíveis, todos classificados como veganos e 20,9% com selo da Sociedade Vegetariana Brasileira. Do total, 51,2% dispunham da lupa e 93,0% da tabela de informações nutricionais em fundo branco. Em relação ao alto conteúdo de gorduras saturadas, 39,5% das amostras apresentavam a lupa e 23,3% para alto teor de sódio. Segundo a classificação NOVA preconizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014 (GA), 97,7% dos produtos eram ultraprocessados e os demais eram processados. Quanto aos principais ingredientes presentes, 86,0% possuíam como "base" o amido, 48,8% a castanha-de-caju, e 27,9% a fécula de mandioca. Destaca-se o emprego do óleo de coco, presente em 58,1% dos análogos e do sal refinado, encontrado em 95,3% dos produtos. 62,8% possuíam ao menos um aditivo alimentar sintético, principalmente aromatizantes artificiais (58,1%). Nenhum análogo era fonte de proteínas e alguns foram enriquecidos com cálcio (30,2%) ou com vitamina B12 (20,9%).

Conclusão

A maioria desses produtos esbarram com a limitação de não serem boas alternativas ao queijo de origem láctea, devido ao seu pobre conteúdo nutricional de interesse, sobretudo proteínas e cálcio. Ainda, o consumo regular de alimentos com altos níveis de gorduras saturadas, sódio e aditivos alimentares sintéticos não atendem às recomendações do GA para uma alimentação adequada e saudável por estarem associados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Contudo, deve-se considerar a importância de alimentos alternativos para a promoção de uma alimentação diversificada e inclusiva para o público vegetariano. Portanto, é importante o desenvolvimento de análogos de queijos com melhores perfis nutricionais.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

JULIANA DOS SANTOS VILAR, GABRIEL NATHAN DA COSTA DIAS, LUIZA GUIMARÃES MAGALHÃES, VÂNIA MAYUMI NAKAJIMA